O Uber estreou na Bolsa norte-americana nesta sexta-feira,10, com um valor de mercado inicial de US$ 82,4 bilhões, fixando o valor da ação em US$ 45,00. O IPO é maior de Wall Street, desde o que o Alibaba (2014) e Facebook (2012) fizeram seus lançamentos. A empresa consegui captar US$ 8,1 bilhões com oferta inicial, no entanto no final do primeiro dia de negociações encerrou com uma queda de 7,62%. A chinesa Alibaba, consegui US$ 25 bilhões em 2014 e do Facebook, US$ 16 bilhões.
Os fundadores Garrett Camp e Travis Kalanick criaram o aplicativo móvel chamado inicialmente de UberCab e se destinava a clientes de alto poder aquisitivo. O crescimento foi explosivo. Atualmente a Uber opera em 700 cidades, em 63 países, e intermedeia 15 milhões de viagens diárias.
A Uber está desacelerando devido à pressão competitiva dentro e fora dos EUA. No primeiro trimestre, teve um aumento de receita de 20%, diante de 70% no mesmo período do ano passado. Em 2018 a cifra foi de 42%, depois de ter mais do que dobrado o faturamento no exercício anterior. Os consumidores que usam ativamente a plataforma aumentaram 33% no ano, atingindo 93 milhões no fim do trimestre. Há um ano, esse aumento superou os 50%.
Ela vive também um momento de pressões de motoristas, que protestam sobre a baixa taxa de remuneração, e de órgãos reguladores em diversas cidades.