Florianópolis amplia rede de IOT com entrada da CERTI

0

A CERTI agora faz parte da rede The Things Network (TTN), operadora mundial pública de LoRa, uma tecnologia de comunicação de rede sem fio, longa distância e baixo consumo de energia elétrica. A rede passará a contar com 5 pontos espalhados pela cidade (chamados de gateways): CERTI, Morro da Cruz, ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), IFSC Mauro Ramos (Instituto Federal de Santa Catarina) e CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina). Inicialmente, estavam previstos 3 pontos na Ilha, sendo eles no centro, bacia do Itacorubi e Saco Grande.

A TTN de Florianópolis foi fundada em 2016 com caráter de comunidade e desde então vem discutindo IoT na região, um dos conceitos mais promissores no setor da tecnologia. A rede está se estruturando com mais força neste ano, seguindo uma tendência global. De acordo com o levantamento da TTN, entre maio de 2018 e março de 2019, o número de desenvolvedores aumentou de 38 mil para mais de 64 mil, enquanto a quantidade de gateways ao redor do mundo cresceu cerca de 80%, saltando de 3,7 mil para mais de 6,7 mil.

Florianópolis foi escolhida para integrar a rede devido ao interesse local em IoT e à grande concentração de empresas de tecnologia no local. De acordo com o ranking Connected Smart Cities 2018, a cidade ocupa o 2º lugar nacional em tecnologia e inovação, 4º lugar em empreendedorismo e também o 4º lugar em economia relacionada a novas tecnologias e startups.

"Consideramos a entrada da CERTI na TTN Florianópolis um estímulo essencial para alavancar o desenvolvimento da região no âmbito de Internet das Coisas. Além de disponibilizarmos uma rede de aberta, segura e de larga escala, pretendemos capacitar a comunidade oferecendo treinamentos no uso da tecnologia LoRa. Na visão da CERTI, esse é também um passo natural para a consolidação da nossa competência em Internet das Coisas", diz o coordenador de sistemas embarcados da CERTI, Gustavo Henrique Nihei.

Além de ingressar na TTN, a CERTI também faz parte do Core Team da rede, que trabalha para estimular  a comunidade, aumentar a área de cobertura e promover melhorias contínuas. Atualmente, o Core Team da TTN Florianópolis já conta com membros de empresas como CIASC e Khomp, startups como Aquarela e Byond, além de representantes universitários como professores da UFSC e do IFSC e o grupo PET-MA.

A The Things Network é formada por comunidades de 141 países e oferece cobertura tecnológica para milhões de pessoas. Através do protocolo de comunicação LoRaWAN, a rede TTN opera em frequência não licenciada e é gratuita, sendo considerada ideal para fomentar pesquisas e protótipos em IoT. Ela representa um polo de inovação que depois servirá como ponte entre outras redes comerciais para aplicação em escala.

A tecnologia da rede permite conectar aplicações em nuvem através de dispositivos IoT com longo alcance, baixo consumo de bateria e custo mínimo, proporcionando a abertura de vários negócios em mercados-chave como cidades inteligentes, indústria, ambiente, energia, saúde, agricultura e logística.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.