TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Governo dos EUA questiona Google sobre projeto que coleta dados de saúde

Postado em: 14/11/2019, às 19:30 por Redação

Um inquérito federal foi aberto contra o Google, devido ao "Project Nightingale" que coleta dados de saúde de milhões de norte-americanos. O Departamento de Direitos Civis do Departamento de Saúde e Serviços Humanos abriu o inquérito na terça-feira, 12, informou o Wall Street Journal.

O Departamento "gostaria de obter mais informações sobre essa coleção em massa de registros médicos de pessoas com relação às implicações para a privacidade do paciente sob a (Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde de 1996 ou HIPAA)", disse o diretor Roger Severino em comunicado à CNN.

A coleta de dados está sendo realizada por meio de uma nova parceria entre o Google e a Ascension, um dos maiores sistemas de saúde católicos e sem fins lucrativos do país. As duas empresas confirmaram que estavam trabalhando juntas para analisar os dados dos pacientes e fornecer aos prestadores de cuidados de saúde novos insights e sugestões para o atendimento. O Wall Street Journal foi o primeiro a relatar o projeto na segunda-feira.

A parceria entre o Google e a Ascension integra as diferentes áreas de dados de saúde da Ascension na nuvem. O Google disse em um post de blog na segunda-feira que o projeto era um "acordo comercial para ajudar um provedor com a tecnologia mais recente, semelhante ao trabalho que fazemos com dezenas de outros fornecedores de serviços de saúde".

O WSJ informou que pelo menos 150 funcionários do Google tiveram acesso aos dados dos pacientes, mas o Google disse que está aderindo aos padrões regulamentares, como o HIPAA. O Google afirmou que os dados da Ascension "não podem ser usados ??para nenhum outro propósito além da prestação desses serviços que oferecemos sob o contrato, e os dados dos pacientes não podem e não serão combinados com nenhum dado do consumidor do Google".

Logo após a publicação do relatório na imprensa, as duas empresas divulgaram declarações.

O Google reconheceu a natureza sensível dos dados de saúde do paciente. A Ascension, com sede em St. Louis, possui 2.600 instalações em aproximadamente duas dezenas de estados. Ele disse que sua parceria com o Google seguiu a lei. Mas o Wall Street Journal informou que alguns funcionários da Ascension questionaram como o Google está compartilhando e coletando dados de pacientes.

A entrada do Google no setor de saúde vem em meio ao crescente interesse no espaço por empresas de tecnologia, como Apple, Amazon, e Microsoft. Todas as três empresas lançaram iniciativas para modernizar o sistema de saúde dos EUA nos últimos anos.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial