A Apple e a IBM decidiram juntar suas forças no atendimento ao mercado corporativo a partir de uma parceria mundial anunciada nesta terça-feira, 15. Conforme os termos do acordo, a IBM vai passar a vender iPhones e iPads para seus clientes corporativos como parte integrante de suas soluções.
Além disso, as duas empresas vão atuar em conjunto na construção de uma plataforma chamada IBM Mobile First for iOS, que vai desenvolver mais de 100 novas soluções específicas para diferentes verticais, incluindo diversos apps nativos. Os primeiros títulos originados por esse acordo serão lançados ainda este ano e abrangem setores como varejista, financeiro, de viagens, de saúde e de transportes. A IBM também vai oferecer serviços corporativos na nuvem voltados para usuários de dispositivos móveis da Apple, como gerenciamento de terminais, catálogos privados de apps, segurança de transações, segurança de dados e big data.
A Apple, por sua vez, vai criar uma área de atendimento do seu serviço AppleCare dedicada aos clientes corporativos da IBM. "Pela primeira vez estamos colocando a renomada capacidade análise de dados da IBM ao alcance dos usuários do iOS, o que abre uma grande oportunidade de mercado para a Apple. Este é um passo radical para a empresa e algo que só a Apple e a IBM podem oferecer", declarou o CEO da Apple, Tim Cook, em comunicado.
Análise
Este ano está definitivamente sendo marcado por uma grande quantidade de parcerias e fusões no segmento de mobilidade corporativa, tanto no plano nacional quanto mundial. Em termos internacionais, houve o acordo entre Microsoft e Salesforce. Na América Latina, vimos nos últimos meses a fusão entre MC1 e MobilePeople, a parceria entre Navita e CA Technologies e o acordo entre CI&T e Kony.
interessante