Abranet pede que destinação de frequências esteja alinhada com mercado mundial

0

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) se posicionou sobre a consulta pública no 47, que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu para rever a regulamentação de equipamentos das características de sistemas de radiação restrita. Em síntese, a Abranet pede para que o órgão se atente às recomendações de empresas com atuação no mercado mundial.

A associação destacou as contribuições relativas a faixas de espectro destinadas para sistemas de radiação restrita, em grande medida conhecidos como sistemas Wi-Fi. A entidade teme que as recomendações da União Internacional de Telecomunicações não sejam seguidas, já que o órgão também discute o mesmo tema entre final de outubro e final de novembro.

A Abranet também afirma que as definições de uso de espectro não passaram por consulta púbica, etapa obrigatória na definição de regulamentos e planos. Por exemplo, uma das contribuições brasileiras diz respeito à frequência de 66 a 71 GHz, atualmente destinada para sistemas de radiação restrita.

"As contribuições apresentadas na consulta propõem não só a manutenção da faixa para sistemas de radiação restrita como uma ampliação alinhando a destinação de frequências com os Estados Unidos, entre outros países", diz em comunicado. "A contribuição brasileira, no entanto, defende uma flexibilização da faixa, que pode continuar com serviços Wi-Gig (Wi-Fi de alta capacidade), mas também para soluções 5G, que poderiam ser usadas pela indústria 4.0, já que tem latência e confiabilidade melhores."

A Abranet lembra que o espectro é um recurso limitado e que os segmentos que o utilizam devem ser considerados em qualquer decisão a ser adotada. "No presente momento há um "frenesi" em identificar frequências para a chamada tecnologia 5G. Essa situação não pode prejudicar ou restringir o uso de outras tecnologias e segmentos do mercado, como o Wi-Fi."

A Abranet defende que toda e qualquer definição de uso de frequências seja precedida de ampla consulta pública que inclua as implicações e alinhamentos internacionais, que afetam a disponibilidade de produtos e os padrões de dispositivos a serem utilizados no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.