Novos dados da Juniper Research preveem que o valor dos prêmios de seguro contratados através de uso de Inteligência Artificial – IA – excederá US$ 20 bilhões até 2024, acima dos US$ 1,3 bilhão estimados em 2019. Esse crescimento será impulsionado por processos de contratação simplificados e mais rápidos e reduções nos custos operacionais possibilitados pela tecnologia.
De acordo com a pesquisa "Insurtech: Impact Assessments, Insurer Readiness & Market Forecasts 2019-2024", a eficiência na contratação será possibilitada pelo aumento do uso das redes de telemática e das ferramentas de gerenciamento de IoT nos setores automobilísticos, residencial, vida e seguro de saúde. O maior acesso das seguradoras a dados operacionais e comportamentais permitirá recursos avançados de análise de dados; permitindo que as seguradoras se protejam contra riscos crescentes.
A pesquisa prevê que as receitas globais de telemática de comunicação crescerão de US$ 1,2 bilhão em 2019 para US$ 5,4 bilhões até 2024. Ela prevê que esse crescimento será impulsionado pelo aumento do apoio de OEMs automotivos, como parte de estratégias mais amplas de carros conectados. O aumento do número de veículos no Extremo Oriente e na China impulsionará o crescimento da telemática, aumentando sua participação de receita de 15% em 2019 para 33% em 2024.
As eficiências das reivindicações da IA ??geram economia de custos
A pesquisa prevê que a economia nos custos da IA ??aumentará de US$ 340 milhões em 2019 para US$ 2,3 bilhões até 2024, uma vez que as seguradoras exploram as eficiências obtidas por meio da automação de tarefas que consomem muitos recursos. O setor de seguros de automóveis terá a maior economia de custos; representando mais de 60% da economia global globalmente até 2024, possibilitada pela significativa aceitação dos prêmios de insurtech baseados em IA e por vários fornecedores de insurtech que aplicam IA com grande efeito.
Além disso, a pesquisa identifica o setor de saúde como um setor preparado para a disrupção e recomenda que as seguradoras de saúde busquem a IA como uma maneira de reduzir os custos operacionais e permitir preços competitivos. Ele antecipa que os avanços em PNL (Processamento de Linguagem Natural) permitirão às seguradoras aproveitar a abundância de dados não estruturados existentes, permitindo que eles gerenciem e criem valor a partir de mais fontes de dados, criando processos simplificados.