Governo estuda reduzir imposto sobre importação de produtos de tecnologia

0


O presidente Jair Bolsonaro disse nesse domingo,16, através de seu perfil no Twitter, que o governo estuda reduzir o imposto de importação sobre produtos de tecnologia. "Para estimular a competitividade e inovação tecnológica, o governo estuda, via secretaria do Ministério da Economia, a possibilidade de reduzir de 16% para 4% os impostos sobre importação de produtos de tecnologia da informação, como computadores e celulares."

A medida havia sido antecipada por Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais da pasta, na semana passada, quando disse que seus efeitos teriam impacto "exponencial", já que a TI está presente em praticamente todas as empresas do País. A redução também poderia atingir o setor de jogos eletrônicos.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), no entanto, entende que a redução das alíquotas do imposto de importação de bens de Informática e de Telecomunicações (BITs) traga insegurança jurídica e prejudique a decisão de investimentos no País.

Para a Abinee, a redução exclusivamente para BITs e Bens de Capital (BKs), sem diminuição das tarifas incidentes sobre seus insumos, inviabilizará a continuidade da atividade de empresas nacionais, podendo levar a queda de empregos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.