O Google acaba de desfechar mais um lance em sua estratégia para expandir os negócios em publicidade digital. A empresa, dona do site de buscas mais popular da internet, anunciou nesta terça-feira (17/1) a compra da dMarc Broadcasting, provedora de soluções digitais que ligam estações de rádios a anunciantes.
Pelos termos do acordo, o Google irá comprar todas as ações ordinárias da empresa, cujo valor total é avaliado de US$ 102 milhões. O pagamento será à vista e o acordo prevê também pagamentos referentes ao desempenho da empresa nos próximos três anos, que podem totalizar US$ 1,13 bilhão.
A dMarc desenvolveu uma plataforma que permite aos anunciantes agendar e colocar diretamente suas propagandas no ar, além de automatizar vários aspectos do processo de venda de publicidade. O sistema também informa quando foram transmitidas. Para as rádios, a tecnologia ajuda a aumentar as inserções e reduzir o custo associado à veiculação de publicidade.
A tecnologia da dMarc será integrada à plataforma de publicidade AdWorks do Google, dando origem a um novo canal de distribuição de publicidade.
"Acreditamos que essa aquisição trará novos anúncios para rádio e alternativas para estender anúncios a outros tipos de mídia", disse o vice-presidente de vendas publicitárias do Google, Tim Armstrong, sem esconder que a compra é mais uma estratégia do site de buscas para aumentar o seu mix de publicidade para além do modelo de buscas patrocinadas, do qual advém a maior parte de sua receita.
No fim do ano passado, o Google ampliou sua parceria com a America Online (AOL), divisão de internet da Time Warner, ao pagar US$ 1 bilhão para ficar com 5% do capital da empresa. Não foi à toa. Nos primeiros nove meses de 2005, a AOL respondeu por cerca de 12% das vendas de publicidade on-line do site de busca, totalizando US$ 500 milhões. Em 2004, a AOL sozinha respondeu por 10% das receitas do Google, que totalizaram US$ 3,2 bilhões.