TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Embrapii realizará parcerias com parques tecnológicos no país

Postado em: 19/09/2013, às 11:25 por Redação

A recém-criada Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) estabelecerá parcerias com parques tecnológicos de todo o país. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 18, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, no evento comemorativo dos dez anos do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital fluminense.

A Embrapii, uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é uma das iniciativas do Plano Inova Empresa, que soma R$ 32,9 bilhões orçados até 2015 e tem como um de seus pilares o estímulo a parcerias, como aquelas entre empresas e universidades. "Assim, iremos fomentar a pesquisa aplicada às necessidades do mercado, e o conhecimento vai gerar riqueza, renda e empregos", sintetizou Raupp. "O principal propósito da Embrapii é justamente articular parcerias entre atores ligados à oferta e à demanda do setor de pesquisa e desenvolvimento". A entidade foi qualificada como organização social no começo do mês.

Oportunidades

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, acrescentou que é preciso aproveitar a janela de oportunidades existente no país para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, o que fará a inovação contribuir para o crescimento econômico e social. Um dos caminhos para essa ponte entre meio acadêmico e empresas é a existência dos parques tecnológicos. "Dinamismo é a marca do da UFRJ. A maturidade da Coppe [Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia], a massa crítica da universidade e os pesquisadores contribuem para o sucesso do empreendimento", disse.

O diretor executivo do Parque Tecnológico do Rio de Janeiro, Maurício Guedes, destacou a revitalização da área, antes canteiro de obras para a Ponte Rio-Niterói, e a importância da proximidade entre empresas nascentes e consolidadas. O parque tem hoje 34 companhias, sendo 12 de médio e grande porte, como GE, Schlumberger e Halliburton, e 22 startups. A previsão para os próximos cinco anos é que o espaço receba mais 200 empresas. Com informações do MCTI

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial