A fabricante chinesa de PCs Lenovo confirmou nesta quinta-feira, 27, que vai criar uma joint venture com a fabricante japonesa de chip NEC para produzir computadores no Japão. De acordo com o anúncio, a companhia chinesa ficará com 51% do capital da nova empresa, enquanto os outros 49% serão da fabricante de chip. A Lenovo ainda vai investir US$ 175 milhões nas operações da recém-aliada.
Batizada de NEC Lenovo Japan Group, a joint venture será composta pela divisão de PCs da NEC, que acabou de separá-la de sua divisão de produtos pessoais, e pela subsidiária japonesa da Lenovo. Hideyo Takasu, presidente da divisão de PCs da companhia japonesa, será o CEO da joint venture, enquanto Roderick Lappin, diretor da Lenovo Japão, ocupará o cargo de diretor-presidente executivo da nova empresa.
A combinação das operações das duas empresas deve resultar na cooperação comercial imediata, o que beneficiará tanto a Lenovo, que busca chegar à liderança no mercado japonês de computadores, quanto a NEC, que receberá aportes na área de pesquisa e desenvolvimento por parte da companhia chinesa. A conclusão da operação está prevista para o dia 30 de junho.
- PCs