O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba divulgou nesta quinta-feira, 7, os resultados financeiros referentes ao quarto trimestre e ao ano fiscal de 2015, encerrados em 31 de março, os quais superaram as expectativas do mercado. As ações da companhia abriram o pregão da NYSE cotadas a US$ 88,83, alta de 11% em relação ao fechamento do dia anterior, quando encerraram o pregão valendo US$ 80,00. Ao longo do dia, os papéis foram negociados em alta entre 6% e 8% e fecharam o pregão cotados a US$ 86,00, elevação de 7,5%.
A companhia fechou o período com lucro líquido de 2,86 bilhões de renmibi (o equivalente a US$ 461,1 milhões), queda de 49% ante aos 5,66 bilhões de renmibi (US$ 912,5 milhões) apurados no mesmo trimestre de 2014. Por outro lado, o lucro de US$ 0,48 por ação superou as estimativas de analistas de mercado, que aguardavam ganho de US$ 0,42 a ação. A receita do Alibaba no período, de 17,42 bilhões de renmibi (US$ 2,8 bilhões), cifra 45% maior que 12 bilhões de renmibi (US$ 1,9 bilhão), também ficou acima das expectativas. Os analistas esperavam receita de US$ 2,77 bilhões.
A receita com mobilidade no primeiro trimestre expandiu 352% em relação ao mesmo período do ano passado, de 1,16 bilhão de renmibi (US$ 187 milhões) para 5,24 bilhões de renmibi (US$ 844 milhões). A receita com transações móveis respondeu por 40% da receita total no trimestre, ante 12% no ano anterior. O número de usuários ativos mensais via dispositivos móveis teve alta de 77% ano a ano, totalizando 265 milhões.
Na quebra por região geográfica, a receita obtida no mercado chinês somou 13,8 bilhões de renminbi (US$ 2,2 bilhões), alta de 39% comparada ao ano anterior. Já as vendas no mercado internacional totalizaram 1,63 bilhão de renminbi (US$ 262,8 milhões), expansão de 27% na mesma comparação.
Novo CEO
Além de divulgar o balanço financeiro, o Alibaba também anunciou que Daniel Zhang, atual diretor de operações (COO) do grupo, será promovido a novo CEO no domingo, 10, substituindo Jonathan Lu, que ainda trabalhará nos próximos meses com Zhang para assegurar uma transição bem sucedida. A empresa informa ainda que Lu permanecerá no conselho de Administração como vice-presidente.
Há oito anos no Alibaba, Zhang ocupou altos cargos de gestão durante toda sua jornada na companhia. O executivo ingressou no grupo chinês em 2007, como diretor financeiro (CFO) da plataforma de vendas online Taobao, tornando-se COO em setembro de 2013.
"Zhang é um líder empresarial inovador com um forte histórico de obtenção de resultados. Não há melhor pessoa para liderar o Alibaba, conforme embarcamos na próxima etapa do nosso crescimento que Lu ajudou a construir", disse Jack Ma, fundador e presidente-executivo do Alibaba.