TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

SipPulse lança sistema antifraude para telefonia

Postado em: 14/05/2016, às 14:39 por Redação

A SipPulse lança a solução TFPS (Telephony Fraud Prevention Service), desenhada para prevenir fraudes de ataques contra operadoras de telefonia e sistemas de PABX privados. O sistema funciona como uma vacina verificando o comportamento das chamadas, detectando sinais de chamadas potencialmente fraudulentas e protegendo os sistemas contra perdas que podem a valores elevados em um único ataque.

De acordo com um estudo da CFCA.org data (Global Fraud Loss Survey), o valor estimado com perdas em fraudes nos sistemas de telefonia no tráfego internacional em 2015 foi US$ 14 bilhões. "A detecção e bloqueio antecipado de chamadas fraudulentas é o grande diferencial da nossa solução", explica John Alexandre Kinney Ferreira, diretor comercial da SipPulse.

A solução TFPS permite a criação de regras gerenciáveis, onde o administrador define regras de acesso baseadas em parâmetros de horários, quantidade de chamadas feitas por um mesmo usuário e destinos chamados, reduzindo substancialmente o alcance de eventuais fraudes, entre outras funções.

"O sistema, totalmente baseado em sofware e operando em nuvem, conta ainda com módulo de análise de comportamento de discagem, fundamentado em algoritmos próprios e bases de conhecimento, onde toda sinalização de cada  chamada verificada é analisada incluindo  origem e destino e mecanismos de sinalização utilizados para inserir chamadas indesejadas. O sistema foi desenhado para atender operadoras e empresas com sistemas de PABX IP e é compatível com a maioria dos sistemas que suportam ambientes SIP redirect. Na falta deste recurso é possível utilizar um SBC (Session Border Control), para intermediar as consultas entre o sistema do cliente e o TFPS", comenta Flavio Eduardo de Andrade Gonçalves, diretor de desenvolvimento e Inovação da SIPPulse e membro fundador do OPENSIPs.org.

O regime de contratação é baseado em licenças de uso mensal e volume de consultas (geralmente, apenas chamadas internacionais são objeto de fraude e por isso o sistema pode ser programado para somente verificar estas chamadas). Operando de forma colaborativa, acumula conhecimento de cada evento analisado pela plataforma para enriquecer os mecanismos de controle e avaliação. Pode ser configurado para ambientes de conta única ou multiconta, e neste caso uma operadora de telefonia pode criar subcontas e oferecer os serviços a seus clientes corporativos.  

Estudo de caso

A Vollicom, cliente SipPulse, utiliza o TFPS há mais de um ano e confirma que é notória a ocorrência de fraudes crescentes no setor de telefonia IP. Os hackers aproveitam constantemente as vulnerabilidades do ambiente de telefonia para invadir sistemas e se beneficiar de centenas a milhares de dólares.

"Somos uma empresa de Telefonia IP (SIP) e serviços de PBX em nuvem e mesmo usando senhas fortes em nossos canais SIP, os clientes muitas vezes utilizam senhas fracas em seus PBXs e, com isso, os hackers conseguem registrar seus telefones no PABX ou obter o nome de usuário SIP e senha do PABX, registrando-se diretamente. E é aqui que o TFPS demonstra ser extremamente vantajosa", explica Terry Madden, presidente da Volli Communications.

A Volli Comunications possui um domínio no ambiente TFPS e cada cliente tem a sua própria conta associada ao domínio da Volli Comunications. Cada chamada internacional é checada pelo sistema e aprovada ou rejeitada antes de ser encaminhada para outras operadoras. Se a chamada for rejeitada, o sistema de ticketing é notificado via e-mail e em poucos segundos a Volli recebe o número da conta, número de origem, número discado e razão da  rejeição.

A Volli comenta ainda que o que realmente faz o sistema funcionar é a abordagem em camadas. Há configurações para chamadas por segundo, chamadas simultâneas, o total de chamadas por dia e há a possibilidade de definir configurações de horários fora do expediente, com um conjunto diferente dessas mesmas variáveis. Além disso, é possível estabelecer autorizações para países de origem e destino de ligações. "É impossível calcular quanto o TFPS gerou de economia para a nossa empresa e para os nossos clientes, uma vez que o sistema atua para impedir a perda. Entretanto, no ano anterior, antes de adotarmos este sistema, nossos clientes, e nós mesmos, tivemos prejuízos de centenas de milhares de dólares em ligações fraudulentas. Desde a adoção do TFPS nossas perdas foram inferiores à US$ 200", finaliza Madden.

SipPulse

A SiPPulse é uma empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de soluções VOIP para o mercado de telecomunicações. As soluções SIPPulse utilizam protocolo SIP na camada de sinalização e JAVA na camada de apresentação e APIs na camada de integração. As soluções estão presentes em operadoras STFC, VoIP/SCM e em redes privadas com ou sem recursos de PABX/IP. Desde 2007 no mercado, detém 100% do capital intelectual de suas soluções, que são registradas, no Brasil e Estados Unidos.

Com sede em Florianópolis e escritórios em São Paulo, conta com diversos clientes em todo o Brasil e nos Estados Unidos.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial