O Yahoo confirmou na quinta-feira, 22, o vazamento de dados de usuários em todo o mundo devido a um ataque de hacker. Entretanto, ao contrário de informações preliminares que falavam em cerca de 200 milhões de contas de usuários em todo o mundo, o site disse que pelo menos 500 milhões de contas usuários foram vazadas há dois anos, o que se configura na maior intrusão conhecida de rede de computadores de uma empresa.
Em um comunicado, o Yahoo disse que as informações dos usuários — incluindo nomes, endereços de e-mail, números de telefone, datas de nascimento, senhas criptografadas e, em alguns casos, questões de segurança — foi comprometida em 2014 por aquilo que acreditava ser um "ato patrocinado pelo Estado".
O Yahoo não revelou o nome do país envolvido, como a empresa descobriu o truque quase dois anos após o fato ofereceu um vislumbre do mundo complicado e misterioso da web subterrâneo.
O hacking do Yahoo, um dos sites mais movimentados da internet, com 1 bilhão de usuários mensais, também tem implicações para os consumidores e para uma das maiores empresas dos Estados Unidos, a Verizon Communications, que está em processo de aquisição do Yahoo, por US$ 4,8 bilhões. O Yahoo Mail é um dos mais antigos serviços de e-mail gratuitos, e muitos usuários construíram suas identidades digitais em torno dele — de contas bancárias para álbuns de fotos até informações médicas.
A empresa disse em e-mail enviado aos usuários que avisou que estava invalidando questões usadas para garantia de segurança, tais como o nome de solteira da mãe ou o nome da rua em que cresceu, e solicitou que alterem suas senhas. O Yahoo também disse que está pedindo que as pessoas mudem suas senhas segurança em outras contas online e monitorem essas contas sobre atividades suspeitas.