Como o Enterprise Asset Intelligence está mudando o panorama dos negócios

0

O mundo está mais complexo do que nunca. Mercados e operações de negócios estão mais rápidos e voláteis. A tomada de decisão sob pressão está cada vez maior e a concorrência é feroz e global. O cenário dos negócios está mudando constantemente.

Estima-se que até 2020 haverá 1,75 bilhão de trabalhadores móveis em todo o mundo, representando 42% da força de trabalho global, 21 bilhões de dispositivos conectados à Internet das Coisas e 44 zettabytes de dados globais. Empresas de todos os tamanhos têm cada vez mais conhecimento sobre seus bens, pessoas e operações, impulsionadas pelas aplicações de dispositivos de mobilidade e de nuvem conectados que geram fluxos de dados de valor inestimável.

Uma categoria de indústria conhecida como Enterprise Asset Intelligence (EAI, por sua sigla em Inglês) surgiu a partir deste conjunto único de tendências e necessidades do negócio. EAI refere-se à capacidade de uma empresa de ganhar visibilidade em tempo real em todos os aspectos das operações, capacitando-os para melhorar a produtividade, reduzir custos, fortalecer os trabalhadores móveis e aumentar as oportunidades para o crescimento sustentável.

Isso é possível graças a uma nova forma de pensar a gestão de ativos da empresa, fruto do advento da Internet das Coisas e também de tecnologias que englobam a computação em nuvem, os dispositivos móveis conectados, aplicações móveis, serviços de localização, redes locais sem fio (WLAN) e recursos imprescindíveis de segurança. Todas estas tecnologias estão agora unidas sob uma mesma categoria, chamada EAI.

Uma estrutura de EAI atua na gestão por meio de três grandes pilares: a capacidade de perceber, analisar e agir mediante novas informações de negócios. Nesse modelo, as soluções percebem automaticamente informações sobre os ativos da empresa – tais como pallets movendo-se pela cadeia de suprimentos, ou os equipamentos da fábrica, ou os colaboradores em um armazém, os compradores em uma loja. Os dados coletados desses ativos, incluindo status, localização, utilização e preferências, são analisados e transformados em conhecimento prático. Com informações confiáveis e atualizadas, os gestores podem então agir em tempo real para gerar obter insights sobre os negócios e auxiliando a tomada de decisões.

O que o modelo promete não são simples dados, e sim percepções e a capacidade de agir instantaneamente frente a novas realidades. Ao fornecer a capacidade de rastrear ativos críticos e converter o físico para o digital, o Enterprise Assets Intelligence se posiciona como o futuro da gestão empresarial em uma miríade de segmentos de mercado onde o controle sobre toda a cadeia tem se transformado no principal diferencial competitivo – mercados que incluem manufatura, varejo, logística e até segmentos como o de saúde.

Vanderlei Ferreira, country manager de Zebra Technologies no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.