5G aumenta a velocidade máxima de download 4G em até 2,7 vezes

0

Na análise mais recente da Opensignal sobre o 5G, a empresa verificou as velocidades máximas em oito países que lançaram serviços 5G, mostrando que os usuários de smartphones experimentam velocidades mais rápidas do que era esperado.

As velocidades máximas mais altas foram experimentadas pelos usuários 5G nos EUA, com 1815 Mbps, o que é quase quatro vezes mais rápido que a velocidade máxima dos usuários 4G. A Suíça seguiu em segundo lugar, com 1145 Mbps, e a Coréia do Sul ficou em terceiro lugar, com 1071 Mbps, para os usuários 5G.

As velocidades medidas nesses três países líderes foram significativamente mais rápidas do que a registrada nos mercados europeus. Itália, Espanha e Reino Unido, acabaram de lançar o 5G. Por lá, a primeira operadora a ter conexão de quinta geração possui apenas 40 MHz de espectro, que está bem abaixo do ponto ideal de tamanho de canal (100 MHz).

A velocidade máxima atual de 5G é muito maior nos EUA, isso de deve ao fato de as operadoras já poderem usar o espectro mmWave para 5G. Esta é uma capacidade extremamente alta e um espectro muito rápido. O ponto negativo é possuir tem uma cobertura limitada em comparação com o espectro de "banda média" 5G de 3,4-3,8 GHz, tipicamente usado na maioria dos outros países analisados, nos quais o espectro de mmWave ainda não está disponível.

Medições reais de velocidade máxima de 5G

A Opensignal se concentra em analisar a verdadeira experiência de rede de ponta a ponta dos usuários móveis. O que significa que as velocidades medidas representam a típica experiência do mundo real dos usuários de smartphones. Isso significa que outros testes de velocidade, que usam servidores de dedicados – geralmente localizados muito próximos a um usuário dentro da mesma rede da operadora – aumentam a velocidade em comparação com a medição real de velocidade máxima que a Opensignal realiza.

Para avaliar com precisão a experiência do mundo real, os testes conectam os smartphones dos usuários aos mesmos servidores que hospedam todos os aplicativos e sites populares aos quais as pessoas se conectam diariamente.

Nesta fase inicial da era 5G, as velocidades máximas já são muitas vezes superiores às medidas em 4G. A diferença entre a velocidade de 5G e 4G variou de 2,7 vezes mais rápido nos EUA e 2,6 vezes mais ágil na Suíça. Na Austrália, país em que a velocidade máxima experimentada pelos usuários 4G foi extremamente rápida – próxima do melhor desempenho teórico de 4G – a velocidade máxima de 5G foi realmente um pouco mais lenta que a do 4G.

A Opensignal espera que as velocidades máximas de 5G continuem a aumentar à medida que a quinta geração expanda o seu alcance. Este é apenas o começo da era 5G e o mercado está se movendo rapidamente. Mais serviços 5G serão lançados usando mais espectro e canais mais amplos – existem poucos serviços 5G utilizando atualmente o tamanho ideal do canal (100 MHz) da 5G.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.