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Kore homologa primeiro rastreador veicular com tecnologia 4G CAT-M1 do mercado brasileiro

Postado em: 13/08/2019, às 22:25 por Redação

A KORE Brasil, organização global de conectividade, traz ao país o primeiro rastreador veicular comercial com tecnologia 4G CAT-M1 em parceria com a Queclink, empresa de dispositivos e soluções máquina-à-máquina (M2M) sem fio. O equipamento escolhido, o GV50MB (versão exclusiva ao mercado brasileiro) também possui uma antena receptora com tecnologia 2G como redundância de conectividade. Desta forma, este dispositivo se torna à prova de futuro, permitindo conectar-se à rede de dados 2G utilizada pelo mercado atualmente, e minimiza no longo prazo os impactos financeiros e logísticos da transição da tecnologia para a rede 4G.

A homologação do rastreador foi feita pela KORE Brasil junto à Anatel, agência reguladora de telecomunicações, em parceria com o Instituto Eldorado e o OCD NCC. O processo envolveu laboratórios em diferentes países, pois a tecnologia nunca havia sido implantada em território nacional e possuía detalhes técnicos desconhecidos pelos agentes locais. Os ajustes e configurações nos equipamentos usados nos laboratórios foram essenciais para que os testes seguissem as diretrizes da agência reguladora brasileira. O projeto iniciado no final de 2018 contou com equipes do Brasil, Estados Unidos e China. Com a homologação dos primeiros dispositivos, justifica-se o lançamento da rede 4G CAT-M1 em todo o país. 

Motivadores do Projeto

"Com a chegada cada vez mais próxima da tecnologia 5G no mercado brasileiro, com leilão previsto para o primeiro trimestre de 2020, nos aproximamos também do desligamento da rede 2G. Essa informação causa preocupação entre alguns empresários, que não conseguem ter clareza do período exato que esta migração irá ocorrer, e qual será a tecnologia substituta para permitir a continuidade dos negócios", afirma o vice-presidente sênior da KORE Brasil, Sérgio Souza.

A rede 4G LTE (Long Term Evolution – "Evolução de Longo Prazo" em tradução livre) foi concebida pensando no futuro, permitindo desenvolvimento de novas categorias de velocidade e aplicações usando a mesma infraestrutura. Entre as vertentes tecnológicas está o 4G CAT-M1 que é a Categoria Móvel 1, orientada à conexão de dispositivos da Internet das Coisas e Comunicação Entre Máquinas. Esta tecnologia apresenta diversas vantagens, e entre elas destaca-se o melhor aproveitamento da rede, com otimização no consumo de dados, o prolongamento da vida útil das baterias dos equipamentos com testes mostrando dispositivos conectados por cinco anos sem necessidade de troca de bateria, e uso da rede para atualização de firmware de maneira muito mais rápida do que atualmente na rede 2G. Além destes pontos, seguindo as tendências apontadas pelo Plano Nacional de IoT, os custos associados aos planos de dados poderão ser menores, permitindo a criação de novos modelos de negócio seguindo a massificação de dispositivos conectados.

Agora os empresários que atuam no ramo de rastreamento e recuperação veicular, contam com um caminho seguro para planejar a transição de tecnologia de rede com a troca programada de dispositivos que são à prova de futuro, contando com o apoio de líderes em soluções IoT no mercado brasileiro para proteger o seu investimento em rastreadores.

Ainda de acordo com Sergio Souza, a renovação tecnológica da frota nacional de veículos rastreados pode atingir nos próximos dois anos a cifra de US$ 300 milhões sem incluir os custos de serviços associados ao recall para troca dos rastreadores antigos.

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1 Comentário

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