TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sistema da Ocyan usa IA para melhorar performance operacional e segurança de processo

Postado em: 15/10/2019, às 19:49 por Redação

A Ocyan,  empresa do setor de óleo e gás, obteve resultados importantes desde a implementação do SMART (Sistema de Monitoramento Avançado Real Time). Em menos de um ano, o sistema que monitora as sondas da empresa a partir da base da empresa com uso intensivo de inteligência artificial, a partir de dados integrados e de imagens geradas por câmeras, contribuiu para a melhoria no desempenho operacional (uptime) em 2,5%, passando de 92,8 para 95,1 em relação ao ano passado, e também na redução de aproximadamente 80% a taxa de incidentes registráveis, como, por exemplo, acidentes com afastamento.

"O SMART é o primeiro sistema integrado para monitoramento das atividades de sondas no Brasil a abranger as seis dimensões previstas, permitindo agrupar dados que antes estavam pulverizados em sistemas supervisórios separados. Agora, já conseguimos integrar e disponibilizar os dados relacionados à perfuração, controle do poço, gerenciamento de potência, posicionamento dinâmico, além das câmeras do circuito interno de TV das plataformas, entre outros. Ao processar e analisar os dados de todas essas dimensões de forma integrada, aperfeiçoamos o controle da embarcação por inteiro. O resultado tem sido o ganho de produtividade e de segurança de processo em função do aumento da capacidade e da velocidade na tomada de decisões", explica Rodrigo Chamusca, responsável pelo Centro de Suporte e Decisão (CSD) e Transformação Digital na Unidade de Negócios de Perfuração da Ocyan.

O Ocyan SMART contribuiu também para que as sondas da empresa mantivessem bons índices de desempenho no Sondópolis (usado pela Petrobras). "Tudo isso agrega valor ao serviço que prestamos e contribui para a busca por novos contratos, pois demonstra o perfil avançado, inovador e arrojado da Ocyan. O Ocyan SMART permite respostas rápidas para os desafios do dia a dia. As inovações em inteligência artificial, como algoritmos de aprendizado de máquinas desenvolvido por nossos cientistas de dados, irão beneficiar nossos clientes", pontua Chamusca.

A empresa já investiu cerca de R$ 1 milhão por sonda para atuar nas cinco dimensões (Perfuração/MPD, Controle de Poço, Posicionamento Dinâmico (DP), Gerenciamento de Potência (PMS) e Monitoramento (CCTV)), e pretende brevemente chegar a seis. O Monitoramento do BOP (Subsea) deverá ser acrescentado ao escopo do Ocyan SMART ainda neste ano, demonstrando o pioneirismo da companhia na busca por soluções tecnológicas e inovadoras. O sistema permite ainda que as atividades das sondas, por meio dos dados operacionais e câmeras, possam ser acompanhadas de qualquer computador e não apenas da base em Macaé.

Parcerias

Para ampliar o uso de inteligência artificial, a Ocyan assinou recentemente contrato com a empresa Intelie, subsidiária brasileira do grupo americano RigNet, que permitiu a utilização da plataforma Intelie Live. Esse é o sistema que faz o monitoramento integrado de toda a frota de plataformas de perfuração da empresa.

"O sistema combina análises eficientes de big data, machine learning e soluções de Internet das Coisas. Juntos, eles permitirão que a implementação do CBM (Condition Based Maintenance) aumente o ciclo de vida de equipamentos críticos e desenvolva uma metodologia de avaliação e gestão de riscos (Bow Tie), em tempo real, para monitorar as condições das barreiras de mitigação e evitar acidentes graves", destaca. A partir dessa nova realidade, a manutenção de equipamentos poderá ser baseada em prognósticos, ampliando o diferencial competitivo da Ocyan.

Outra frente de inovação é a parceria com startups que já estão desenvolvendo projetos pilotos para o Centro de Suporte e Decisão da Ocyan, com base em tecnologia, voltada para o segmento offshore. "Hoje, temos duas startups parceiras que desenvolvem projetos de BOP e drill pipe (tubos de perfuração). Ambas estão evoluindo seus respectivos projetos conosco em uma troca excelente", enfatiza Chamusca.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial