Sistema da Ocyan usa IA para melhorar performance operacional e segurança de processo

0

A Ocyan,  empresa do setor de óleo e gás, obteve resultados importantes desde a implementação do SMART (Sistema de Monitoramento Avançado Real Time). Em menos de um ano, o sistema que monitora as sondas da empresa a partir da base da empresa com uso intensivo de inteligência artificial, a partir de dados integrados e de imagens geradas por câmeras, contribuiu para a melhoria no desempenho operacional (uptime) em 2,5%, passando de 92,8 para 95,1 em relação ao ano passado, e também na redução de aproximadamente 80% a taxa de incidentes registráveis, como, por exemplo, acidentes com afastamento.

"O SMART é o primeiro sistema integrado para monitoramento das atividades de sondas no Brasil a abranger as seis dimensões previstas, permitindo agrupar dados que antes estavam pulverizados em sistemas supervisórios separados. Agora, já conseguimos integrar e disponibilizar os dados relacionados à perfuração, controle do poço, gerenciamento de potência, posicionamento dinâmico, além das câmeras do circuito interno de TV das plataformas, entre outros. Ao processar e analisar os dados de todas essas dimensões de forma integrada, aperfeiçoamos o controle da embarcação por inteiro. O resultado tem sido o ganho de produtividade e de segurança de processo em função do aumento da capacidade e da velocidade na tomada de decisões", explica Rodrigo Chamusca, responsável pelo Centro de Suporte e Decisão (CSD) e Transformação Digital na Unidade de Negócios de Perfuração da Ocyan.

O Ocyan SMART contribuiu também para que as sondas da empresa mantivessem bons índices de desempenho no Sondópolis (usado pela Petrobras). "Tudo isso agrega valor ao serviço que prestamos e contribui para a busca por novos contratos, pois demonstra o perfil avançado, inovador e arrojado da Ocyan. O Ocyan SMART permite respostas rápidas para os desafios do dia a dia. As inovações em inteligência artificial, como algoritmos de aprendizado de máquinas desenvolvido por nossos cientistas de dados, irão beneficiar nossos clientes", pontua Chamusca.

A empresa já investiu cerca de R$ 1 milhão por sonda para atuar nas cinco dimensões (Perfuração/MPD, Controle de Poço, Posicionamento Dinâmico (DP), Gerenciamento de Potência (PMS) e Monitoramento (CCTV)), e pretende brevemente chegar a seis. O Monitoramento do BOP (Subsea) deverá ser acrescentado ao escopo do Ocyan SMART ainda neste ano, demonstrando o pioneirismo da companhia na busca por soluções tecnológicas e inovadoras. O sistema permite ainda que as atividades das sondas, por meio dos dados operacionais e câmeras, possam ser acompanhadas de qualquer computador e não apenas da base em Macaé.

Parcerias

Para ampliar o uso de inteligência artificial, a Ocyan assinou recentemente contrato com a empresa Intelie, subsidiária brasileira do grupo americano RigNet, que permitiu a utilização da plataforma Intelie Live. Esse é o sistema que faz o monitoramento integrado de toda a frota de plataformas de perfuração da empresa.

"O sistema combina análises eficientes de big data, machine learning e soluções de Internet das Coisas. Juntos, eles permitirão que a implementação do CBM (Condition Based Maintenance) aumente o ciclo de vida de equipamentos críticos e desenvolva uma metodologia de avaliação e gestão de riscos (Bow Tie), em tempo real, para monitorar as condições das barreiras de mitigação e evitar acidentes graves", destaca. A partir dessa nova realidade, a manutenção de equipamentos poderá ser baseada em prognósticos, ampliando o diferencial competitivo da Ocyan.

Outra frente de inovação é a parceria com startups que já estão desenvolvendo projetos pilotos para o Centro de Suporte e Decisão da Ocyan, com base em tecnologia, voltada para o segmento offshore. "Hoje, temos duas startups parceiras que desenvolvem projetos de BOP e drill pipe (tubos de perfuração). Ambas estão evoluindo seus respectivos projetos conosco em uma troca excelente", enfatiza Chamusca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.