Comau investe em soluções para Indústria 4.0

0

Com 46 anos de atuação, a Comau, empresa de origem italiana que atua no Brasil desde os  anos 90,  que faz parte do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), está investindo em soluções voltadas para Indústria 4.0 com a oferta da plataforma in.Grid, que reúne várias funções diferentes, proporcionando a otimização dos processos internos de uma indústria, para reduzir custos e tempo, o que permite que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

"Hoje, com os dados em tempo real, conseguimos passar de uma manutenção preventiva para preditiva. As principais tecnologias da plataforma in.Grid são a Internet das Coisas (IoT), que usamos para coletar informações e fazer a comunicação com as máquinas; a Inteligência Artificial, com recursos como a rede neural, para chegarmos às conclusões; e o machine learning", afirma brasileira Carem Rosito Mercio,  head de desenvolvimento de produtos digitais da empresa (foto).

A Comau possui unidades que produzem robôs, maquinário industrial, design de produção e, apenas no Brasil, tem unidade de negócios de manutenção de plantas industriais. Tem clientes nos setores automotivo, óleo e gás, alimentos e bebidas, entre outros.

A executiva explica que o in.Grid é uma plataforma inovadora de IoT que combina o universo digital e físico através de detecção em tempo real, análise de dados e monitoramento de equipamentos e sistemas.

"Um dos maiores diferenciais da plataforma é sua capacidade de leitura de informações de diversos maquinários, não apenas de fabricação da Comau.   Nossos estudos apontam que o in.Grid reduz em até 25% o custo de manutenção da fábrica e melhora a produtividade da planta em até 5% ao ano. Além disso, a plataforma permite uma queda de até 25% no custo de controle de estoque e em até 35% do período de inatividade do maquinário (downtime). O uso do in.Grid também reduz o time to market em até 25% e o custo de componentes de qualidade inferior em 12%.", acrescenta.

A plataforma tem seus módulos de base, mas é adaptável às necessidades de cada cliente.  Usa metodologia Agile de gestão de projetos, que já faz parte do DNA da Comau, motivo pelo qual a plataforma está em constantemente aperfeiçoamento. A in.Grid começou a ser construída há três anos e até estimulou a criação de um novo setor na Comau,  dedicado ao desenvolvimento digital: o Digital Initiatives Platform.

Pouco depois, a empresa resolveu criar um time brasileiro e identificar os clientes locais para implantar projetos-pilotos. Hoje já são 70 pessoas no mundo envolvidas no desenvolvimento constante da plataforma. "Em um dos clientes brasileiros, conseguimos aumentar a produção anual em 3 dias, com a utilização do in.Grid", ressalta Carem.

Cibersegurança

Cybersecurity é uma questão relevante na plataforma, "por isso, trabalhamos com o conceito de cybersecurity by design. Desenvolvemos vários protocolos de cybersecurity, com a criptografia das mensagens. Contratamos consultores externos para atacar nosso sistema e testar nossa segurança. Além disso, trabalhamos próximos aos nossos clientes e temos várias configurações de arquitetura possíveis e o cliente pode instalar todo o software "on premise" (dentro de rede local, sem acesso à internet)", diz a executiva.

A Comau também faz parte de alguns grupos de pesquisa industrial na União Europeia, onde cibersegurança é um dos temas centrais. 

Tendências

Nos próximos 10 anos o mercado de robótica e automação vai rever processos de produção e otimizá-los. A tendência será fazer coisas de forma mais veloz e mais barata, e rever processos para melhorar a qualidade de vida do operário. "A robótica, nesse contexto industrial, será aplicada cada vez mais, especialmente em países como Brasil, Índia e China. Esses países emergentes vão se beneficiar muito da automatização industrial, pois ainda trabalham com mão de obra barata e pouco qualificada", afirma Carem, acrescentando que "outra tendência é a flexibilização das plantas. Com pequenos ajustes, se poderá alterar a planta para fazer produtos diferentes e mais customizados, porque o mercado exige autenticidade e originalidade. No início dos anos 1800, a produção era customizada, taylor made. Cada produto era único. Com o tempo, o mercado começou a padronizar os produtos. E hoje o mercado está novamente exigindo itens mais autênticos".

Carem diz ainda que uma "das primeiras evoluções que o digital vai trazer para as fabricas é fazer as máquinas falarem. Hoje, elas são surdas e mudas. Assim como nós, humanos, as máquinas vão começar a entender quando não estão bem e informar ao servidor central por que estão mal e de que precisam para melhorar. A Inteligência Artificial fará com que as máquinas se tornem mais assertivas e precisas".

Para ela, a fábrica do futuro será mais amistosa aos trabalhadores, deve usar a tecnologia também para aumentar a qualidade de vida de quem trabalha nesses ambientes estressantes.

"Na Comau, por exemplo, mudamos a cor dos robôs, que costumava ser vermelha (o que inspirava um estado de alerta nas pessoas), para cinza, tornando o ambiente mais agradável ao ser humano. Também desenvolvemos um exoesqueleto para auxiliar o esforço físico e reduzir a fadiga muscular dos operários das fábricas.

Acreditamos na importância do papel do ser humano na fábrica HUMANufacturing por isso nossos últimos lançamentos estão relacionados à interação humana. Os robôs colaborativos já são uma realidade.

A executiva diz que a Inteligência Artificial e os humanos são aliados. "Ela cria outras oportunidades e substitui empregos de baixa qualidade e de baixo valor agregado por outros, que exigem maior qualificação e que proporcionam mais qualidade de vida.  O país também precisa estar alinhado para criar novas oportunidades de emprego. A Comau acompanha essas mudanças e tendências. Estamos, por exemplo, procurando data scientists e esses profissionais estão escassos no mercado".

Para ajudar na formação de profissionais qualificados, um dos projetos da Comau Academy, na Itália, é um mestrado industrial em conjunto com uma universidade italiana, com vagas abertas para profissionais do mundo inteiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.