TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Assessment de rede é fundamental para sucesso no uso do VoIP

Postado em: 24/07/2015, às 16:54 por Fernando Zimmermann Leite

Poucas evoluções tecnológicas vieram de forma tão sutil e silenciosa quanto o VoIP, que não gerou grandes mudanças no dia-a-dia dos usuários finais, passando quase que despercebida quando implementada. O mesmo não pode se dizer em relação aos gestores de IT, que conseguem perceber claramente os inúmeros benefícios da Voz sobre IP graças à grande economia e controle que passam a ser viáveis mediante sua implantação em uma corporação.

Ainda que seja uma tecnologia bastante difundida, quando vejo uma empresa se aventurando na implementação de VoIP, um sentimento comum por parte dos gestores de TI é percebido, o temor. Isto devido às más experiências no setup da tecnologia, que costuma apresentar problemas de qualidade de serviço como queda de sinal, ligações repletas de ruídos e inconstância do serviço e que geram tanto desconforto para os usuários no primeiro momento.

É comum encontrar situações em que, a partir do momento em que o básico está mediocremente instalado, seja gerado um alerta de "não mexa mais para não estragar o que tem" e, no fim das contas, todos os benefícios aguardados não são alcançados.

Esse tipo de situação acontece porque muitas empresas acabam pulando uma etapa fundamental para o sucesso do projeto: a correta estruturação da rede em que o serviço será instalado, com o objetivo de assegurar que ela esteja devidamente dimensionada e suporte a carga esperada para entregar a qualidade esperada e todos os benefícios proporcionados pela tecnologia.

A boa notícia é que algumas empresas especializadas já estão oferecendo este tipo de assessment a um custo acessível, o que pode abrir caminho para a exploração dos recursos excepcionais presentes na tecnologia. A ideia é identificar quais pontos da rede afetam a qualidade do serviço, que vão de emendas mal feitas em cabos a equipamentos mal selecionados. Uma vez sanados estes "gargalos", todo o trabalho seguinte segue sem complicações.

Este tipo de serviço é inovador e essencial para a aceleração da implementação da tecnologia no Brasil, e pode representar o fim dos temores dos gestores de TI.

Fernando Zimmermann Leite, gerente comercial da vertical de Telecomunicações da Art IT.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial