Cibercriminosos mudam táticas com ajuda das vítimas, diz IBM

    1

    Em seu relatório X-Force 2011 Trend and Risk, divulgado nesta quinta-feira, 22, a IBM tem uma notícia boa e outra ruim para internautas e empresas. A boa é que a Internet experimentou melhorias expressivas em termos de segurança em diversas áreas, como, por exemplo, nos aspectos relacionados com vulnerabilidades de aplicações e quantidade de spam, entre outros.

    A má notícia é que isso estaria levando cibercriminosos a repensar suas táticas. Segundo o estudo, crescem os ataques em áreas de nicho ou em plataformas emergentes, como redes sociais e dispositivos móveis.

    Os pesquisadores avaliam que os criminosos não estão apenas se sofisticando, mas também recebendo ajuda prévia das vítimas. Isso porque é grande a quantidade de informações pessoais e profissionais que os usuários disponibilizam nas redes sociais. Esses ambientes estão, segundo eles, desempenhando papel importante no pré-ataque, quando informações são coletadas para infiltração em redes de computação do setor público ou privado.

    Entre as táticas que proliferam, o relatório destaca o aumento de phishings que imitam sites de redes sociais, além de serviços de e-mail que personificam sites populares de relacionamento e induzem a vítima a clicar em links para páginas da web que podem infectar seus computadores com malware.

    O relatório da IBM reúne dados de fontes de informação diversas, incluindo o seu banco de dados com mais de 50 mil vulnerabilidades de segurança, seu rastreador da Web global e seus coletores de spam internacionais, assim como acompanhamento em tempo real de 13 bilhões de eventos todos os dias por cerca de 4 mil clientes em mais de 130 países.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.