Relatório anual de benchmarking da Borrell Associates revela que as empresas "pure-play" de internet mantiveram em 2011 o domínio na área de publicidade virtual, atraindo 46,2% dos US$ 16,4 bilhões gastos no ano passado nos Estados Unidos. Elas foram seguidas por sites de jornais (24,7%), listas de classificados (12,6%) e TV (12%).
O site de carros Autotrader.com liderou o ranking, com mais de US $ 1 bilhão em vendas de anúncios online, reflexo, segundo os pesquisadores, da recuperação do setor automobilístico naquele país. Em segundo lugar, está o Yellowpages.com, da AT&T, com quase US$ 1 bilhão. A plataforma de compras coletivas Groupon é a terceira da lista, com US$ 650 milhões em receitas com anúncios online no período.
De acordo com a pesquisa, entre as empresas "puro sangue" de internet o Groupon é líder em receita média de anúncios por mercado de atuação, com US$ 5,8 milhões. Os analistas ressaltam que isso reflete a receita bruta. A Craigslist, presente em apenas 19 mercados locais, é a segunda nessa classificação, com média de US$ 4,75 milhões por mercado.
A pesquisa abrange 210 mercados norte-americanos e, este ano, cobriu 5.756 empresas da mídia local que alimentam o banco de dados da Borrell com informações sobre receitas e despesas online e outras relacionadas.