Projetos de omnichannel, recurso do varejo que integra lojas físicas, virtuais e compradores, indica que há uma propensão maior de sucesso quando alguns entendimentos e etapas são respeitados nos processos de implementação de soluções digitais. O especialista de omnichannel da TopperMinds, Anselmo Brigantini, dá cinco dicas para os empreendedores:
1 – todos os envolvidos no processo, normalmente líderes empresariais ou de áreas-chave da empresa, devem desenvolver um novo mindset, entendendo a importância de reposicionar o negócio em um novo momento e ambiente de consumo;
2 – os processos de negócios devem ser repensados para suportar rotinas ligadas à nova dinâmica que o digital agrega à estratégia empresarial;
4 – empresário ou executivo diante de uma situação de mudança, precisa saber claramente quanto isso custará. Se não existir uma visão de investimento e de alocação dos valores do projeto nas diversas áreas impactadas e beneficiadas, o projeto pode ficar pelo caminho; e
5 – a jornada do consumidor precisa ser rigorosamente entendida, com estrutura extremamente conveniente, chamada omnichannel.
"Quando a empresa rompe com distinção as barreiras iniciais, ela consegue enxergar todas as novas possibilidades de se relacionar e de transacionar com os seus consumidores, através de um novo modelo de negócios", explica Anselmo Brigantini, especialista da TopperMinds.