A Salesforce anunciou na quinta-feira, 10, a integração do SalesforceIQ ao Outlook, programa de e-mail da Microsoft mais utilizado do mundo com mais de 400 milhões de usuários ativos. Batizado de SalesforceIQ Inbox, o software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) destinado a pequenas e médias empresas da Salesforce funcionará como um add-on para o serviço de e-mail da fabricante de software.
A integração abrange a versão do Outlook para desktops, bem como a aplicação móvel do Office 365, o pacote de aplicativos para escritório fornecido pela internet e pelo qual o usuário paga uma assinatura mensal, em vez de pagar por uma licença bem mais cara.
Segundo a empresa, o SalesforceIQ Inbox simplifica dados de uma variedade de fontes, incluindo informações de contato do cliente e horários do calendário, para uma melhor gestão de negócios através da caixa de entrada do e-mail. A integração pode ser especialmente benéfica para equipes de vendas e profissionais de marketing.
"As empresas merecem uma ferramenta que lhes permita passar mais tempo concentrando-se no negócio e conectadas com seus clientes", afirmou Steve Loughlin, CEO da Salesforce. "O SalesforceIQ Inbox incrementa a produtividade, simplificando tarefas tediosas que os representantes de vendas têm de executar, tais como atualizar dados de CRM, agendar reuniões e respondendo e-mails."
SalesforceIQ Inbox para o Outlook está disponível para usuários do Salesforce Sales Cloud por uma taxa mensal de US$ 25. A empresa havia lançado originalmente essa nova versão em janeiro para dispositivos com os sistemas operacionais Android e iOS, assim como o navegador Google Chrome.
A integração de SalesforceIQ ao sistema de e-mail da Microsoft ocorre após outro anúncio recente da parceria existente entre as duas gigantes da tecnologia — a integração do software de CRM da Salesforce com serviço de telefonia e mensagens através da internet Skype e o aplicativo de anotações OneNote.
Com clientes corporativos compartilhados e tecnologias colaborativas, Salesforce e Microsoft anunciaram a primeira parceria em maio de 2014 para a integração de aplicações de CRM da Salesforce com Windows e Office da Microsoft.