A Dell e a Sun Microsystems, tradicionais rivais no mercado de servidores, anunciaram na quarta-feira (14/11) um acordo comercial por meio o qual a Dell passará a vender o Sun Solaris como opção de sistema operacional de seus servidores. "Nossos clientes nos disseram que desejavam um melhor suporte para o Solaris", disse Michael Dell, CEO da Dell, que anunciou a parceria com Jonathan Schwartz, CEO da Sun, durante o Oracle OpenWorld, que terminou na quinta-feira (15/11), em San Francisco (EUA).
O acordo, segundo os analistas, pode impulsionar os negócios da Dell, que vem lutando para superar uma profunda crise, após um grupo de investidores ter iniciado um processo contra a companhia no início do ano, sob a acusação de manipulação contábil, e em decorrência da perda de participação de mercado, que a colocou na quarta posição em vendas no segmento de servidores. A parceria também pode ajudar a empresa na reformulação de sua estratégia, que tem por objetivo ser vista como fornecedora de tecnologia de serviços, em vez de apenas como fabricante de computadores.
Para a Sun, a parceria pode contribuir para impulsionar a venda de serviços de suporte às empresas que cada vez mais estão buscando servidores de baixo custo, como os da Dell, segundo os analistas.
O negócio da Sun com a Dell é semelhante ao acordo anunciado em agosto passado pela empresa com a IBM, que permite a esta revender o Solaris com seus servidores. ?Mas a aliança com a Dell representa olharmos em direção a um mercado diferente, porque os servidores da Dell são destinadas a um público mais amplo do que o de usuários de servidores IBM?, Schwartz, da Sun, ao jornal americano New York Times.
Para alguns analistas, porém, o negócio oferece apenas vantagens incrementais à Dell, mais especificamente na faixa de clientes que procuram por maior conveniência. Anteriormente, os clientes da Dell podiam rodar o Solaris em servidores Dell, mas tinham de comprá-lo separadamente.
Até alguns anos atrás, o Sun Solaris era vendido quase que exclusivamente como sistema operacional dos próprios servidores da empresa. Mas ultimamente, a fabricante fez uma grande mudança para reposicionar o seu software como mais aberto e em conformidade com os padrões do setor. "Este é mundo em mudança", disse Schwartz. "É melhor para o posicionamento de ambas as empresas."
Pesquisa da IDC, referente ao segundo trimestre deste ano, aponta a IBM como líder de vendas no mercado mundial de servidores, com 31% de market share, seguida pela HP, com 28%. A Sun e a Dell estão em terceiro e quarto lugar, respectivamente.