A Adobe Systems, fabricante de software de editoração eletrônica e design gráfico, fechou o terceiro trimestre do ano fiscal de 2013, encerrado em 30 de agosto, com lucro líquido de US$ 83 milhões, queda de 20% ante os US$ 201,3 milhões registrados no mesmo período do exercício fiscal anterior. A receita, de US$ 995,1 milhões, também teve retração, de 8%, em relação ao US$ 1,08 bilhão contabilizado em igual trimestre do ano fiscal de 2012.
Apesar de ser a área que mais arrecadou no trimestre, a unidade de produtos foi a única que teve queda na receita, totalizando US$ 582,1 milhões, cifra 28% menor que a apurada no terceiro trimestre fiscal do ano passado. Já a receita com assinaturas ficou em US$ 299,3 milhões, alta de 73%, enquanto o montante obtido com a venda de serviços e suporte foi de US$ 113,5 milhões, 17% a mais que no mesmo período do ano fiscal de 2012.
Os resultados cumpriram o esperado pela Adobe, que estima obter receita entre US$ 1 bilhão e US$ 1,05 bilhão no quarto trimestre fiscal. Além disso, a empresa registrou mais de 1 milhão de assinaturas pagas pelo seu serviço na nuvem Creative Cloud, no qual vem investindo por meio de aquisições como o Behance e a Ideacodes. No segundo trimestre fiscal, a ferramenta registrava apenas pouco mais de 650 mil de assinantes.