A Chubb aumentou os recursos de sua ferramenta que permite às empresas multinacionais o acompanhamento online dos riscos cobertos por seguro em diferentes países, a partir de um só computador pessoal. "A navegação ficou ainda mais fácil e, além disso, agregamos um importante serviço que descreve em detalhes o atendimento aos sinistros, cujo sistema varia de acordo com a necessidade de cada cliente", diz Flávio Bauer, vice-presidente para divisão de Global Account da América Latina.
Segundo o executivo, o boletim de sinistros, tal como o novo serviço vem sendo chamado, define as pessoas que devem ser contatadas ao redor do mundo no instante do evento, além dos documentos necessários, prazos, meios de comunicação e vários outros itens estabelecidos previamente com cada cliente. "O conteúdo pode ser atualizado a qualquer instante na própria ferramenta. O objetivo final é obter o máximo em termos de qualidade e velocidade nas ações durante o atendimento aos sinistros", descreve.
Flávio Bauer diz que esse instrumento da seguradora, denominado Chubb Worldview, vem sendo desenvolvido continuamente desde 2010 e chegou a ganhar prêmios internacionais da publicação Business Insurance e da agência de classificação AM Best nos anos de 2011 e 2012. Pela internet, a ferramenta pode ser facilmente acionada mediante login e senha a fim de permitir o controle de apólices emitidas nos 54 países onde a Chubb possui unidades, além de outros 120 em que a companhia conta com representantes. A tecnologia é oferecida tanto para o segurado quanto para as corretoras. "Normalmente, o segurado a aproveita para gerenciar riscos em tempo real em todo o mundo, além de acessar a qualquer momento os documentos de que necessita nas mais variadas ocasiões. O corretor, desta forma, ganha maior liberdade para prestar o seu serviço de consultor, consolidando cada vez mais a fidelidade de seu cliente", conta.
"De uma forma geral, a Chubb Worldview permite que a seguradora, corretora e cliente sejam igualmente proativos, ao disponibilizar para cada um desses elos as tarefas e os prazos diante das mais diferentes situações, sobretudo nas ocasiões de sinistro", diz Gustavo Miranda Pocai, responsável pela área de Clientes Corporativos da Chubb Brasil. Ele conta que, entre outros recursos, o instrumento também concede informações a respeito de diferentes mercados ao redor do mundo, desde os mais tradicionais, nas Américas e na Europa, aos mais complexos como China e Índia. "Essa facilidade tem sido bastante acionada, pois, no universo de seguros, grandes diferenças podem ser reveladas já nos países vizinhos. A cobertura de RC Empregador, por exemplo, bastante difundida no Brasil, não é comercializada na Argentina e esse é um dos muitos detalhes que podem ser verificados na ferramenta", exemplifica Gustavo Pocai.
Conforme o executivo, todos os riscos cobertos no programa global da Chubb podem ser gerenciados por meio da ferramenta, desde os mais tradicionais – como patrimoniais, responsabilidade civil, riscos de engenharia e transportes – aos crescentes tais como responsabilidade civil de executivos (D&O) e riscos ambientais. De acordo com ele, essa tecnologia representa um dos principais diferenciais da Chubb para as empresas que atuam em diferentes países.