A Transportadora Americana, sediada na cidade de Americana, interior de São Paulo, acaba de colocar em operação o TA Cell, um exclusivo sistema de comunicação por celular GSM, que a partir de agora estará disponível às empresas do setor no Brasil.
Desenvolvido em linguagem Java pela equipe de TI da transportadora, o sistema, segundo a empresa, permite não apenas o rastreamento convencional da frota, mas também a baixa, coleta e posicionamento da carga em tempo real.
Várias empresas de transporte de cargas do país já vêm utilizando intensamente a comunicação por telefonia celular, mas apenas para o rastreamento de frotas e comunicação com os motoristas. O TA Cell vai além. Segundo a transportadora, o sistema permite atualizar as informações em tempo real quanto à realização de todas as etapas operacionais de coleta, transferência, entrega e baixa das cargas, frete a frete, cliente a cliente.
"O grande diferencial do TA Cell é a sua flexibilidade, pois permite a discriminação do status de cada carga individualmente, sem a necessidade de atrelar esta informação à do veículo que a transporta, como acontecia até hoje, inclusive nos sistemas por celular", afirma o gerente de sistemas da TA, Dalton Vecchini. "Dessa forma, é possível saber a situação de cada carga, de fato, a cada momento, sem precisar esperar que ela chegue a algum check-point, do cliente ou do embarcador."
Vecchini coordenou a equipe de tecnologia da Transportadora Americana, que desenvolveu todas as etapas do TA Cell com tecnologia exclusiva da empresa. A maior novidade, em relação aos sistemas por celular de outras transportadoras, segundo ele, é um software desenvolvido em linguagem Java, instalado em aparelhos celulares comuns utilizados pelos motoristas. "A programação em Java é muito superior ao WAP, facilitando a interação com o motorista ou agente da TA."
O software registra os horários das operações sem a intervenção do usuário, que apenas interage com menus simplificados. Mesmo quando o motorista se encontra fora da área de cobertura do celular, os dados são armazenados com os horários reais. Ao voltar à área de cobertura, eles são automaticamente enviados para o data center da TA e disponibilizados aos sistemas gerenciais e canais de comunicação com clientes. "Com isso, garante-se não apenas a integridade dos dados, como a correta informação ao cliente, com custos muito reduzidos em relação a sistemas por satélite e por celulares convencionais", conclui Vecchini.