O professor Amnon Shashua, CEO da Mobileye e vice-presidente sênior da Intel, apresentou para a indústria uma maneira de testar a segurança dos carros autônomos. A solução foi publicada em um artigo acadêmico e apresentada no Fórum Mundial do Conhecimento em Seul, na Coreia do Sul, para garantir que um veículo autônomo funcione de maneira responsável e não cause acidentes pelos quais possa ser responsabilizado.
À frente da Mobileye, uma empresa da Intel fornecedora mundial de câmeras para sistemas avançados de assistência ao condutor (ou ADAS, do inglês Advanced Driver Assistance Systems), Shashua e seu colega Shai Shalev-Shwartz desenvolveram uma fórmula matemática que pode trazer certezas para questões envolvendo responsabilidade em casos de acidente em que há envolvimento de um veículo sem motorista.
O modelo proposto de Segurança Sensível à Responsabilidade (Responsibility Sensitive Safety – RSS, em inglês) fornece parâmetros específicos e mensuráveis para conceitos humanos de responsabilidade e advertência além de definir um "Estado Seguro", sob o qual o veículo autônomo não pode ser o resposnsável pelo acidente, não importando a ação tomada por outros automóveis.
Em sua palestra, Shashua convocou a indústria e os responsáveis pela definição de políticas para "desenvolver de forma colaborativa padrões que atribuam definitivamente a responsabilidade por um acidente", quando houver uma colisão inevitável entre veículos autônomos e conduzidos por humanos. Ele explicou que todas as normas e regulamentos atuais estão enquadrados em torno da ideia de um motorista no controle do carro e que novos parâmetros são necessários para veículos autônomos.