A Dell lança nesta sexta-feira, 30, uma nova linha de notebooks de alta performance na China. Batizada de XPS 14z, a linha será o carro-chefe da estratégia de vendas para o fim do ano da fabricante de PCs, segundo informações do The Wall Street Journal. Ultrafino, o equipamento tem tela de 14 polegadas e, segundo esclarece a empresa, "ainda não representa a nova categoria de ultrabooks anunciada pela Intel no primeiro semestre" – notebooks ultrafinos e ultraportáteis de alta capacidade. "Quando você compara este a outros produtos do mercado, não há nada com este tamanho que entrega resultados com essa capacidade", afirmou o vice-presidente de experiência e design da Dell, Ed Boyd.
O modelo de notebook na configuração básica deve custar US$ 999. O que deve chamar a atenção dos usuários, no entanto, é a semelhança com alguns notebooks da Apple, por serem confeccionados em alumínio e serem oferecidos em diversas opções de cores.
No segundo trimestre fiscal, encerrrado em 29 de julho, as vendas de notebooks e desktops a consumidores finais da Dell cresceram 4% e a divisão registrou lucro de US$ 73 milhões. De acordo com a empresa, a China hoje é o maior mercado de laptops de 14 polegadas. Executivos da Dell, contudo, manifestaram preocupação quanto às vendas de fim do ano. O setor público e as empresas, principais clientes da companhia, vêm cortando seus gastos. A venda de PCs também deve diminuir com o aumento dos embarques de tablets.