Os golpes virtuais atingem cada vez mais pessoas – só no ano passado, 42 milhões de brasileiros foram vítimas do cibercrime. Porém, diferente do que é difundido, os grupos criminosos muitas vezes utilizam uma técnica muito simples para atingir seus objetivos: a mentira. Com o Dia da Mentira, a Norton lista os principais golpes que buscam enganar as vítimas, além de dicas para não cair na lábia de um mentiroso virtual:
- E-commerce e propagandas falsas – desconfie caso o preço de algum produto online estiver muito baixo. Pesquise a reputação da empresa e procure a opinião de pessoas que já compraram na loja. Evite comprar em lojas que não têm avaliações de consumidores e evite pagar em débito ou boleto, já que é mais difícil resgatar o pagamento. Caso suspeite que tenha sido vítima de um golpe, colete todas as informações da empresa, como endereço, CNPJ, informações de contato e abra um boletim de ocorrência.
- Cavalo de Tróia – é um malware que, disfarçado de programa legítimo, faz com que a vítima baixe e instale o software, e se mantém oculto no dispositivo enquanto faz o download e a instalação de uma ameaça mais robusta. Para evitá-lo, recomenda-se que os usuários tenham cautela em relação a e-mails não solicitados e de remetentes desconhecidos, mantenha o browser atualizado, somente baixe e instale softwares de fontes conhecidas e instale uma solução de segurança completa com firewall.
- Aplicativos falsos – suspeite de aplicativos que solicitam permissão para acessar muitos dados. Por exemplo, um aplicativo de edição de fotos não precisa ter acesso à sua lista de contatos. Somente baixe aplicativos em lojas oficiais e leia com atenção a lista de permissão.
- Notícias falsas nas redes sociais – cibercriminosos viralizam notícias falsas nas redes sociais com o objetivo de roubar dados de uma grande quantidade de pessoas. Suspeite caso o site esteja solicitando um cadastro e/ou o compartilhamento da notícia em troca do acesso ao conteúdo, pois é assim que o alcance do golpe é amplificado.
"Os criminosos entram em contato com a vítima, seja por e-mail ou telefone, e mentem sobre sua identidade ou uma situação. Por exemplo, um criminoso pode descobrir qual é o banco da vítima e enviar e-mails, dizendo ser o gerente e avisando sobre irregularidades na conta bancária. Assim, ele tentará convencê-la a passar seus dados pessoais", afirma Nelson Barbosa, engenheiro de segurança da Norton.