Light finaliza implantação do sistema de gestão comercial SAP IS-U

0

A Light, concessionária de distribuição de energia elétrica para 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, começou a testar neste mês o seu novo sistema de gestão comercial SAP IS-U recém-implantado, no qual investiu R$ 100 milhões e dois anos de trabalho. A implementação foi feita pela BearingPoint, empresa de consultoria de gestão de negócios e tecnologia, que assinou um contrato com a distribuidora.

A implantação do sistema teve como objetivo beneficiar os 3,8 milhões de consumidores do Rio de Janeiro, incluindo a capital e a região metropolitana. De acordo com a companhia, a nova solução vai ajudá-la a otimizar e modernizar todos os processos de atendimento ao cliente.

O projeto, segundo a BearingPoint, provê uma visão consolidada do cliente e integra canais de comunicação, call center, website com self service, agências, faturamento, arrecadação e cobrança e, informações gerenciais. Um dos principais aspectos da implementação, apontado pelo diretor de projeto da Light, Mauro Andrade, está no fato de trazer maior eficiência no faturamento e no combate ao furto de energia, além de maior controle e rapidez na execução dos serviços de campo. ?Teremos maior precisão nas inspeções de fraudes que são custosas para a companhia?, afirma.

A solução adotada foi integrada à tecnologia SAP IS-U, incluindo os componentes CCS, CRM, BW e XI/NetWeaver. Entre os benefícios do novo sistema está o livre acesso ao histórico de relacionamento com os clientes, o que torna o atendimento personalizado e ágil. ?A empresa muda a filosofia de gestão por unidade consumidora para gestão por cliente?, explica Andrade.

O sistema começou a ser testado agora em março em 80 mil unidades consumidoras, sendo 20 mil grandes consumidores e 60 mil em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. No entanto, foi entre os meses de setembro e outubro do ano passado que a generalização aconteceu. ?Após duas semanas de transição, na qual migramos dados técnicos, financeiros e comerciais de 3,8 milhões de consumidores, terminamos a implementação completa da solução SAP IS-U?, comenta Jan Vrins, líder global de utilities da BearingPoint. Segundo ele, essa é a maior implementação de SAP IS-U já realizada na América.

Vrins conta, ainda, que o treinamento dos 2,5 mil funcionários da Light que utilizarão o sistema foi realizado a partir de 60 cursos preparados e ministrados por multiplicadores da própria Light, desde novembro de 2005. ?Além disso, a BearingPoint montou uma estrutura de suporte para esclarecer dúvidas do pessoal que trabalha no atendimento ao cliente?, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.