A Light, concessionária de distribuição de energia elétrica para 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, começou a testar neste mês o seu novo sistema de gestão comercial SAP IS-U recém-implantado, no qual investiu R$ 100 milhões e dois anos de trabalho. A implementação foi feita pela BearingPoint, empresa de consultoria de gestão de negócios e tecnologia, que assinou um contrato com a distribuidora.
A implantação do sistema teve como objetivo beneficiar os 3,8 milhões de consumidores do Rio de Janeiro, incluindo a capital e a região metropolitana. De acordo com a companhia, a nova solução vai ajudá-la a otimizar e modernizar todos os processos de atendimento ao cliente.
O projeto, segundo a BearingPoint, provê uma visão consolidada do cliente e integra canais de comunicação, call center, website com self service, agências, faturamento, arrecadação e cobrança e, informações gerenciais. Um dos principais aspectos da implementação, apontado pelo diretor de projeto da Light, Mauro Andrade, está no fato de trazer maior eficiência no faturamento e no combate ao furto de energia, além de maior controle e rapidez na execução dos serviços de campo. ?Teremos maior precisão nas inspeções de fraudes que são custosas para a companhia?, afirma.
A solução adotada foi integrada à tecnologia SAP IS-U, incluindo os componentes CCS, CRM, BW e XI/NetWeaver. Entre os benefícios do novo sistema está o livre acesso ao histórico de relacionamento com os clientes, o que torna o atendimento personalizado e ágil. ?A empresa muda a filosofia de gestão por unidade consumidora para gestão por cliente?, explica Andrade.
O sistema começou a ser testado agora em março em 80 mil unidades consumidoras, sendo 20 mil grandes consumidores e 60 mil em Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. No entanto, foi entre os meses de setembro e outubro do ano passado que a generalização aconteceu. ?Após duas semanas de transição, na qual migramos dados técnicos, financeiros e comerciais de 3,8 milhões de consumidores, terminamos a implementação completa da solução SAP IS-U?, comenta Jan Vrins, líder global de utilities da BearingPoint. Segundo ele, essa é a maior implementação de SAP IS-U já realizada na América.
Vrins conta, ainda, que o treinamento dos 2,5 mil funcionários da Light que utilizarão o sistema foi realizado a partir de 60 cursos preparados e ministrados por multiplicadores da própria Light, desde novembro de 2005. ?Além disso, a BearingPoint montou uma estrutura de suporte para esclarecer dúvidas do pessoal que trabalha no atendimento ao cliente?, finaliza.