Apenas 40% dos funcionários respeitam segurança de TI onde trabalham

0

A Avira, empresa de segurança digital, representada no Brasil pela Nodes Tecnologia, acaba de divulgar os resultados de uma pesquisa que mostrando que apenas 38,95% dos funcionários levam a sério as normas e a segurança de TI das empresas onde trabalham, enquanto que 35,42% conhecem as políticas de segurança, mas não acham que isto importa. Outros 25% simplesmente não se preocupa com ela e acredita que este assunto é do administrador de redes, apenas. A Avira perguntou quanto o funcionário é cuidadoso quando se trata da segurança de TI da empresa onde trabalha.

“Quando se analisa estes números, damos conta que há muito que fazer para mudar esta realidade”, afirma Sorin Mustaca, especialista em segurança de dados da Avira. “Todos os funcionários das companhias necessitam saber que a segurança vai muito além de se ter um software antivírus instalado. Nos últimos anos temos visto uma quantidade enorme de casos de aumento do uso de exploits como vetor de ataque às redes corporativas a fim de executar códigos maliciosos para roubar informações confidenciais das empresas. E isto é feito porque os cyber criminosos sabem que os funcionários são o elo mais fraco do ecossistema de segurança nos ambientes corporativos, que eles não tomam o cuidado necessário para se evitar os ataques de hackers”, afirma o executivo.

Eduardo Lopes, diretor da Nodes Tecnologia, comenta que o cenário no Brasil também é preocupante. “Sabemos que o número de novos postos de trabalho traz novo tipo de usuário de PC ao ambiente empresarial e que este pessoal deve ser ensinado a lidar com esta nova situação. Manter os sistemas corporativos e de segurança constantemente atualizados é importante, mas creio que uma nova tarefa surge: ensinar os novos colaboradores a usar os recursos de TI em segurança”, diz  o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.