Universidade fluminense inaugura núcleo de informática e telemedicina

0

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF) inaugura, no dia 18, o Núcleo de Informática e Telemedicina Professor Luiz Paulo Santos Verbicário. O núcleo será composto por um laboratório para alunos e médicos residentes, e outro para professores. O laboratório dos alunos, que terá 20 computadores com acesso à internet e um servidor, pretende reunir um acervo de materiais produzidos para as aulas tais como apostilas virtuais, apresentações digitalizadas e aulas filmadas, com o intuito de proporcionar ao aluno oportunidade de rever as aulas já dadas.

Para os professores, o laboratório, que dispõe de seis computadores, um scanner e duas impressoras, pretende ser mais um local onde podem consultar a internet e produzir materiais para suas aulas.

Além do núcleo, a Faculdade de Medicina está reinaugurando o anfiteatro, que agora contará com aparelho para realização de videoconferência. Todas as unidades utilizarão a conexão que a UFF tem com a rede do Projeto Giga, desenvolvida com tecnologia IP WDM sobre rede óptica em banda larga. Essa rede oferece aos seus usuários uma taxa de acesso 400 vezes maior que a capacidade dos serviços de banda larga normalmente oferecidos na internet comercial.

O Projeto Giga dispõe de uma rede de 735 quilômetros de fibra óptica e capacidade de 2,5 Gbps, podendo chegar até 10 Gbps, ligando as cidades de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. O projeto é uma parceria da RNP e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), com financiamento da Finep e recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) do Ministério das Comunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.