Acionistas aprovam fusão da Alcatel com a Lucent

0

A fusão entre Alcatel e Lucent Technologies foi aprovada pelos acionistas das duas companhias nesta quinta-feira (7/9). Para ser concretizada, eram necessários 50% dos votos favoráveis dos que possuem ações da Lucent, e o percentual obtido foi de cerca de 52%. Na reunião da Alcatel, em Paris, os donos de papéis da empresa deram o sinal verde à união em uma assembléia anual ordinária, mas não foi revelado com qual percentual.

Conforme já havia sido anunciado durante o acordo de fusão em abril, a companhia resultante da fusão será liderada por Patricia Russo, atual presidente da Lucent. A primeira medida da executiva, anunciada antes da aprovação da fusão, será cortar cerca de 9 mil empregos do total de 88 mil funcionários. Com isso, as companhias esperam economizar cerca de 1,4 bilhão de euros anualmente.

A empresa resultante terá receitas anuais em torno de US$ 21 bilhões, cifra estimada no balanço de 2005. E apesar de ser considerada uma "fusão igualitária", a Alcatel terá 60% da base conjunta de acionistas, além de maior poder dentro do círculo de administração da nova companhia, segundo o jornal americano The Wall Street Journal.

Serge Tchuruk, presidente da Alcatel, assumirá o posto de presidente do conselho de administração da nova empresa. Em comunicado divulgado à imprensa ele disse estar satisfeito com o fato de os acionistas da Alcatel terem aprovado a fusão.

A comissão federal de negócios dos Estados Unidos aprovou a transação em junho, enquanto a União Européia deu o aval em julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.