Química Geral do Nordeste adota solução de mobilidade para smartphones

0

A Química Geral do Nordeste (QGN), fabricante de produtos químicos e uma das líderes mundiais na produção de bicarbonato de sódio, consolidou a implementação do software Nokia Business Center, que possibilita aplicações de negócios colaborativas por meio de telefones móveis, como acesso a e-mails em tempo real, e que já vem sendo utilizada desde maio do ano passado para comunicação dos diretores e gerentes de vendas durante suas viagens de negócios.

A solução foi fornecida pela Westcon Brasil, distribuidora especializado em produtos e soluções de segurança e comunicação, em parceria com a Contacta, integradora especializada em projetos e serviços de segurança da informação.

De acordo com a distribuidora, a solução reúne várias funções em um aparelho, promovendo uma convergência de voz e dados e combinando hardware e software para controlar o acesso ao correio corporativo a partir de smartphones. O fluxo de informações por e-mail, segundo a Westcon, é seguro com o uso dos smartphones de tecnologia GSM, e é rápido com conexão EGPRS (EDGE).

Antes da implementação dos smartphones com o Nokia Business Center, os profissionais acessavam seus e-mails de notebooks. Porém, o uso de notebooks mostrou-se não ser tão prático. ?Mesmo existindo a tecnologia Wi-Fi, ainda não há pontos de acesso suficientes. Tínhamos que recorrer a uma conexão física, discada ou banda larga, para acessar a Internet?, afirma Jorge Doctorovich, diretor administrativo financeiro da QGN.

Segundo ele, os diretores e gerentes de vendas agora têm acesso a e-mails e arquivos em anexo, além de receberem e efetuarem chamadas de voz como em qualquer celular. ?A solução da Nokia nos dá a possibilidade de carregarmos no bolso um aparelho que permite o acesso à web e aos e-mails. É mais prática que um notebook e funciona perfeitamente no Brasil ou no exterior?, afirma Doctorovich.

Outra característica interessante, apontada pelo executivo, é a facilidade e rapidez de implementação ? basta instalar o software no servidor escolhido. ?Já estávamos utilizando a solução dois ou três dias após a chegada do servidor e dos aparelhos?, relata.

?O que parecia nosso maior desafio, que seria mudar a forma de trabalhar das pessoas, foi uma das tarefas mais simples. Com o apoio da equipe técnica da QGN e com o aval da diretoria, conseguimos rapidamente implantar e mostrar os benefícios da solução, que hoje oferece aos executivos total mobilidade e acesso a informações anywhere-anytime elevando a produtividade?, diz Rodrigo Otávio L. de Almeida, gerente executivo da Contacta.

Atualmente, a QGN utiliza sete aparelhos Nokia 9300. Almeida explica que os aparelhos possuem teclado estendido, o que facilita a digitação e permite a edição e criação de arquivos do pacote Microsoft Office (Microsoft Office 97, 2000, XP e 2003). O usuário também pode visualizar arquivos em Adobe PDF, armazenar documentos e contatos telefônicos e participar de teleconferências com até seis participantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.