Google terá que entregar dados de colaborador do Wikileaks

0

O governo dos Estados Unidos obteve uma ordem judicial em segredo que obriga o Google e o provedor de internet Sonic a entregar informações das contas de e-mail do ativista Jacob Appelbaum, acusado de colaborar com o vazamento de informações sigilosas enviadas por embaixadas dos Estados Unidos em todo o mundo para o site de denúncias Wikileaks. O pedido de entrega das informações reacende o debate sobre violação de leis federais de privacidade e proteção da internet no país, além de emendas constitucionais. As informações são do The Wall Street Journal.

O Google e a Sonic solicitaram o direito de informar o cliente sobre a abertura dos seus dados, mas tiveram o pedido negado. O Departmento de Justiça (DOJ) autorizou o governo a obter informações sobre endereços de pessoas com as quais Appelbaum se correspondeu nos últimos dois anos. Além disso, o Google terá de revelar os endereços IP dos computadores em que ele fez o login em sua conta de e-mail.

A decisão da quebra do sigilo levanta o debate nos Estados Unidos sobre uma lei federal que dá à Casa Branca poder de obter secretamente informações de e-mail e celulares sem um mandado de busca. Juristas questionam a decisão e dizem que a lei viola a Constituição do país.

O Wikileaks divulgou uma série de documentos sigilosos do governo americano. Em 2009, o Google passou a contabilizar os pedidos de informações e, em seis meses, a empresa afirmou ter recebido 4.601 solicitações, colaborando com 94% delas.

Applebaum é desenvolvedor de um projeto sem fins lucrativos que dá aos internautas ferramentas que garantem o anonimato. Elas são usadas principalmente para garantir a não inteceptação do tráfego on-line em países onde a internet é monitorada pelo governo; ele, inclusive, já recebeu ajuda financeira do governo dos Estados Unidos.

Depois de ser citado em um blog do Wikileaks, que listava alguns de seus colaboradores, Appelbaum passou a ser um defensor do site. Seus dados de IP a partir de sua conta do Twitter passaram a ser investigados pelo DOJ em dezembro do ano passado, mas os dados não foram liberados. O microblog ganhou recurso para manter os dados de Appelbaum e de outros ativistas em sigilo.

O ordem de entrega das informações ao Google e à Sonic.net remetem a investigação solicitada ao Twitter e refere-se aos mesmos dados negados pela rede de microblog. Não há informações, contudo, se o Google atendeu o pedido. A Sonic.net, por sua vez, afirmou ao jornal que tentou barrar e manter a privacidade de seu cliente por meio de um recurso judicial, mas foi vencida pelo tribunal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.