A fabricante de impressoras Epson anunciou um plano estratégico com objetivo de expandir a produção de projetores e impressoras a jato de tinta em 1 milhão de unidades até o fim deste ano. Com investimento de US$ 110 milhões, a empresa planeja aumentar em 33% o número de funcionários em suas fábricas localizadas nas Filipinas, que passará de 6 mil para 8 mil pessoas. De acordo com a empresa, o objetivo é se antecipar à demanda do mercado mundial. No segundo trimestre do ano fiscal de 2011, encerrado em 30 de setembro, a Epson registrou crescimento de 11,2% nas vendas. Mesmo assim, o consolidado do primeiro semestre foi um prejuízo líquido de US$ 52 mil.
Segundo o analista de mercado da IDC Brasil, Bruno Freitas, a empresa tenta reverter o impacto do terremoto e o tsunami que devastaram a costa do Japão em março do ano passado, que afetaram significativamente a produção de diversas empresas. Ele diz que o mercado de impressão passa por uma retração nos Estados Unidos e estagnação na Europa. As regiões da Ásia e da América Latina, entretanto, têm conseguido equilibrar a demanda e manter as vendas. A consultoria estima em 127 milhões o número de equipamentos embarcados no ano passado, estável em relação aos 125 milhões registrados no ano anterior.
Diante desse quadro, a Epson pretende mudar a estratégia no mercado e se posicionar como vendedora para o consumidor final. Hoje, a empresa é tida como fornecedora de tecnologia inclusive para outros fabricantes. O carro-chefe da companhia é a tecnologia de projetores 3LCD, a qual ela estima estar presente em 80% dos produtos no mercado.