Um estudo recente realizado pela Accenture revela que 75% dos fornecedores de serviços de telecomunicações planejam oferecer suporte técnico para equipamentos nos próximos dois anos. O levantamento revela que eles acreditam que os consumidores gostariam de contratar uma única empresa para prestar assistência técnica a todos os seus equipamentos eletrônicos – tais como notebooks, smartphones e tablets –, usados em casa e no trabalho.
A consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing constatou, ainda, que a maioria dos fornecedores (73%) já enxerga a indústria como bem posicionada para atender às necessidades técnicas dos consumidores para aparelhos como celulares e smartphones. Para 86% das empresas entrevistadas, a confiança no relacionamento com o consumidor é dos motivos pelo qual se sentem confortáveis em atuar nesse segmento.
Uma fatia de 58% dos fornecedores acredita que seus clientes valorizam a disponibilidade de infraestrutura de atendimento conectada aos equipamentos residenciais, pessoais ou de trabalho. Também são pontos positivos, segundo as empresas, a reputação em relação à competência técnica (apontada por 56% delas) e a oferta de um formato de cobrança que possa acomodar serviços adicionais (54%).
“As pessoas usam seus equipamentos móveis pessoais com acesso à internet tanto no ambiente de trabalho como em casa. Isso cria uma atmosfera de complexidade que torna o suporte técnico – e aqueles que fornecerão esse serviço – ainda mais essenciais”, disse Marcelo Fortes, líder da prática de Mídia e Tecnologia da Accenture no Brasil.
Para a pesquisa, a Accenture entrevistou 59 executivos seniores de empresas fornecedoras de serviços de telecomunicações em 20 países, incluindo o Brasil, com mais de US$ 50 milhões anuais de receita.