Alcatel-Lucent anuncia reestruturação para reverter perdas

0

O aprofundamento da crise econômica global, aliado aos prejuízos acumulados ao longo deste ano, levou a Alcatel-Lucent a anunciar nesta sexta-feira, 12, o início de um conjunto de ações que visam a redução de custos da empresa de cerca de 1 bilhão de euros por ano, em 2009 e 2010.
Como parte do plano de reestruturação, a fabricante pretende demitir mil gerentes e cerca de 5 mil funcionários temporários. Além disso, pretende completar o processo por meio de economias em imóveis. Com essas medidas, a Alcatel-Lucent espera economizar 750 milhões de euros até o quarto trimestre de 2009.
No que diz respeito à estratégia de produtos, a empresa anunciou que reduzirá os investimentos em WiMAX, CPEs, redes de próxima geração (NGN) e alguns aplicativos legados. Com isso, a empresa pretende reforçar os recursos destinados a áreas como IP, óptica, de acesso em banda larga, subsistema multimídia IP (IMS), CDMA e EV-DO, além de aumentar os investimentos na áreas definidas como foco para a empresa nos próximos anos como LTE (Long Term Evolution), W-CDMA, viabilizadores de aplicativos abertos e Enhanced Packet Core (EPC).
A meta da Alcatel-Lucent é melhorar a margem bruta, reduzir a produção e a cadeia de fornecimento, introduzindo uma disciplina mais rigorosa de preços, e ao longo do tempo, melhorar o portfólio de produtos.
Para 2009, a empresa espera que o mercado de equipamentos de telecomunicações e de serviços relacionados registre crescimento entre 8% e 12%, e prevê manter sua participação de mercado estável.
Como a melhoria na margem bruta só ocorrerá no fim deste ano, a previsão inicial da companhia é atingir um lucro operacional ajustado próximo de equilíbrio em 2009.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.