EUA tem o pior ano do mercado de PCs, segundo a IDC

0

A desaceleração nas vendas de PCs em todo o mundo foi prevista desde as enchentes na Tailândia, em outubro do ano passado, que alagaram várias fábricas de partes e componentes de computadores, e agora se confirma com os números consolidados pelo Gartner, divulgados nesta semana. Já para os Estados Unidos, a retração revelou-se ainda mais aguda, segundo balanço da IDC, que aponta 2011 como o pior ano da história para a indústria de PCs.

De acordo com a consultoria, as vendas de computadores pessoais no país tiveram queda de 5% na comparação anual, percentual que só foi menor que a retração de 11,7% registrada no ano 2000, com a crise do mercado de tecnologia. Além da falta de discos rígidos devido às inundações na Tailândia, a crise econômica americana também contribuiu para o desempenho negativo. "Nos Estados Unidos, a saturação do mercado e o ecossistema econômico continuam pesando consideravelmente no consumo", explicou o diretor de pesquisas de PCs da IDC, David Daoud. Ele espera, contudo, uma renovação do mercado com novos produtos e tecnologias, e um novo ciclo positivo de vendas, a partir do terceiro trimestre.

Para o mercado mundial, a IDC prevê uma recuperação ao longo deste ano, mas a aceleração deve acontecer apenas no último trimestre deste ano, com alta prevista de 15%. O total de embarques para este ano está projetado em 371 milhões, crescimento de 5,4%. No próximo ano a IDC prevê aumento ainda maior, de 11%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.