MEC e Minicom se unem para ampliar inclusão digital

0

O ministro das Comunicações Hélio Costa anunciou que será lançado em março um pacote de ações conjuntas entre os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações e do Planejamento voltado para a universalização da inclusão digital nas escolas públicas do país.

Segundo ele, o primeiro passo será levar a internet em banda larga a 16 mil escolas de ensino médio que já receberam laboratórios de informática do MEC. A conexão será feita por meio do programa do Gesac (Governo Eletrônico-Serviço de Atendimento ao Cidadão), do Ministério das Comunicações. "Nós vamos otimizar os sistemas de inclusão digital do ministério e do MEC?.

O ministro explicou ainda que será um projeto plurianual, com duração de quatro anos, e que, além dos recursos do orçamento de cada ministério, devem ser usados ainda este ano os recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). As oito propostas apresentadas por Hélio Costa para a utilização dos recursos do Fust estão focadas na universalização das comunicações.

Ainda neste mês deverá ser realizado o pregão para reformulação do Gesac, o que vai acelerar a implantação do Programa de Inclusão Digital. O programa atende atualmente 2,1 mil municípios, com 3,3 mil pontos de conexão à internet em banda larga por satélite.

Agora o ministério vai utilizar todas as tecnologias possíveis, inclusive as sem fio, para reduzir custos e otimizar a rede, deixando o uso do satélite (que custa mais caro) somente para área remotas onde não há outros tipos de conexão. Assim, o programa poderá será ampliado em 2007 para 8 mil pontos de presença e atender a todos os 5.565 municípios brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.