Lotes não vendidos em leilão da 4G podem ter preço mínimo reduzido

0

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou nesta quinta-feira, 14, ter interesse em leiloar novamente, com o preço mínimo reduzido, os cerca de 220 lotes de faixa de frequência para a tecnologia de quarta geração (4G) da telefonia móvel que não despertaram interesse durante a licitação realizada na terça-feira, 12, e quarta-feira, 13.

“Certamente teremos de conversar com o Tribunal de Contas da União (TCU), porque talvez o preço mínimo tenha sido colocado em um patamar que, para pequenas empresas, tenha ficado inviável”, disse Bernardo. Segundo ele, o tribunal costuma autorizar reduções nos preços mínimos quando há lotes remanescentes de leilões. “Dessa forma, poderemos ter mais empresas interessadas. Vamos ter de fazer isso, mas é coisa para ser resolvida em seis ou oito meses”, acrescentou o ministro.

Dos 273 lotes oferecidos no leilão destinado à telefonia móvel 4G, apenas 54 foram arrematados. Dos quais, quatro têm abrangência nacional e 50 regional. Foram arrecadados R$ 2,93 milhões, valor 24% abaixo da expectativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que era de R$ 3,85 bilhões.

Apesar disso, o ministro Paulo Bernardo declarou estar satisfeito com o resultado. “Ficamos bem contentes porque os lotes principais foram vendidos. Vamos agora ter pelo menos cinco competidores oferecendo 4G em todas as grande cidades do Brasil. Isso é expressivo porque em poucos lugares do mundo há tantos competidores”, argumentou.

Segundo ele, praticamente metade dos municípios brasileiros será beneficiada de alguma forma. “Quem comprou o 4G ganhou a obrigação de fazê-lo nos prazos e lugares determinados e também fazer expansão do 3G nas cidades onde ainda não existe o serviço, o que corresponde a aproximadamente 50% dos municípios e 20% da população. Os vencedores dos lotes também terão de implantar a internet rural. Com isso, queremos chegar a 70% das residências com internet em 2014”, concluiu. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.