HP lança novos modelos de handhelds 3G com GPS

0

Impulsionada pela oferta de redes 3G, a HP anunciou nesta quinta-feira, 14, dois novos modelos da sua linha iPaq (iPaq300 Travel Companion e iPaq 610 Business Navigator) que agora inclui recursos do sistema GPS e localização Google Maps. Apesar da tradição de atuar no mercado corporativo, com esse lançamento a empresa visa atingir também o consumidor final.

De acordo com Frederico Davila, gerente de produtos handheld da HP para a América Latina, até o fim de setembro deverão ser anunciados acordos com as operadoras, motivo pelo qual não há um preço definido nos planos de subsídios. O modelo iPaq 300 desbloqueado tem preço sugerido de R$ 1.499,00; e o modelo 610 vai estar disponível até o fim do ano.

"Por um acordo especial com o Google, os mapas que vêm bundling nos aparelhos oferecem recursos de zoom mais rápidos que os concorrentes. Além disso, de acordo com a rede de cada operadora, o GPS também terá recursos de direcionamento por voz", explica Davila.

Questionado sobre o posicionamento dos iPaqs em relação à concorrência, o executivo explicou que o mercado é suficientemente amplo para todos, mas "só a HP pode oferecer uma solução end-to-end, integrando desde handheld até o servidor, o que é muito importante para o mercado corporativo".

Ele revelou ainda que a base instalada de iPaqs no Brasil é de 120 mil unidades e que a HP oferecerá um trade in (sistema que garante descontos na compra de novos equipamentos com a devolução do antigo) para os clientes migrarem para o sistema 3G. "Além disso, já temos quatro parceiros desenvolvendo soluções de automação de força de vendas, farmácia hospitalar e hotelaria", adianta Davila. "Mas a HP continuará a comercializar os modelos tradicionais sem 3G, pois dependendo da aplicação o cliente quer uma solução mais barata, como por exemplo, o setor de restaurantes", explica.

Mercado móvel

De acordo com Geraldo Pereira de Araújo, sênior advisor das áreas de comunicação, mídia e novas tecnologias da Accenture, que fez uma palestra aos jornalistas presentes ao lançamento dos produtos, o Brasil conta hoje com cerca de 10 milhões de conexões móveis em banda larga, dos quais 300 milhões acessando 3G, incluindo notebooks com cartão de conexão.

"A expectativa é que em 2010 cerca de 70% da área geográfica brasileira seja coberta por redes 3 G; e que em 2010 o número o acesso banda larga móvel supere 15 milhões de conexões. Hoje o índice de acesso à Internet usando redes móveis já representa 10% das conexões de banda larga, superior aos Estados Unidos, onde o índice é de 6%", afirmou. "Mas em comparação ao Japão estamos distantes, pois naquele país o acesso é de 50 a 60 milhões conexões 3G", acrescentou.

De acordo com estudos da Accenture, a cada dez anos a telefonia móvel sobe um degrau e atravessa um período de estabilidade. O atual começou em 2002 com as redes 3G, que deverá prosseguir até 2010 quando surgirem as primeiras redes 4G.

Para a expansão da rede, Araújo diz será necessário uma combinação de iniciativas, como a oferta de conteúdos oferecidos em parceria no modelo baseado em "revenue share" (compartilhamento de receita) e não mais em "killer application" (aplicação matadora), na redução de preços dos dispositivos móveis; na redução de custos das redes 3G em relação às redes atuais, entre outros fatores. "Os usuários desejam ter o mesmo nível de experiência no que se chama três telas: celular, computador e TV", enfatiza.

Nova safra de iPaq

Os modelos de iPaq anunciados nesta quinta-feira, 14, são baseados nos sistemas operacionais Windows: o modelo 300 com o Windows CE 5.0 e o 610 com Mobile 6.0 Professional – ambos têm recursos de tela touch screen. O iPaq 610 pesa 145 gramas, tem conectividade multibanda HSDPA de 3,6 Mbps a 7,2 Mbps, GSM/GPRS/Edge, Wi-Fi 802.11b/g, Bluetooth 2.0, conector mini USB 2.0, câmera de 3 megapixles com foco automático e player WMA. Ele já vem com o sistema A-GPS com navegação detalhada (turn-by-turn) incluindo a aplicação Google Maps.

O modelo iPaq 300 pesa 187 gramas e vem com conector mini USB e um processador de 600 MHz. O GPS desse modelo permite que a pessoa use os dedos para deslizar o mapa na direção que pretende visualizar e conta com um sistema sonoro de alerta. O zoom tem um recuso para que o viajante possa alterar da visão de 3 mil metros de distância (proporcionada pelo satélite) para uma visão ao nível da rua, facilitando encontrar o local com mais precisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.