Conversor popular da TV digital se esgota em apenas um mês

0

Os 30 mil conversores (set-top boxes) para TV digital de baixo custo, do modelo X-1000, lançado no mês passado pela fabricante chinesa Proview, situada na Zona Franca de Manaus, já estão com todo o seu estoque esgotado, segundo a própria empresa.

Mas novos set-top boxes devem chegar ao mercado até o fim do ano por ao menos mais duas empresas – Comsat e NortCom –, que também vão lançar novos modelos populares. O governo federal está apoiando todas as indústrias nacionais ou estrangeiras instaladas no Brasil que queiram fabricar conversores e equipamentos baratos para TV digital.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que está trabalhando para que os governos estaduais isentem o ICMS dos conversores, e o PIS e Cofins na esfera federal. Neste último caso, uma das propostas é incluir os conversores na mesma política do computador popular, o que possibilita a redução dos preços e estimula as vendas.

O interesse de outras empresas de lançar no mercado novos modelos populares é por causa do sucesso dos conversores da Proview. "À medida que o sinal digital for avançando pelo Brasil afora, a demanda por esses equipamentos vai aumentar, fazendo com que os preços fiquem cada vez mais acessíveis ao consumidor", afirmou o presidente da empresa, Tseng Ling Yun. Até agosto, quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia) já haviam antecipado o lançamento da TV digital em mais de um ano.

A Proview ainda informou que vai produzir mais 500 mil conversores até o fim do ano: 300 mil unidades do modelo com acesso à internet, de R$ 299, e 200 mil unidades do mais simples, de R$ 199. Os modelos estão sendo distribuídos nas grandes redes de lojas e supermercados.

O Banco do Brasil está financiando em até 48 vezes com juros que chegam a custar menos da metade dos cobrados pelo mercado. Os Correios também estão se preparando para distribuir o equipamento em suas 12 mil unidades, sendo 6 mil agências próprias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.