ABR Telecom e HP vão integrar bancos de dados das fixas e móveis

0

A Associação Brasileira de Roaming ) e a HP – provedora do sistema antifraude da entidade – firmaram um contrato para implantar um sistema antifraude que integra os bancos de dados das operadoras celulares e das fixas que detêm código de seleção de prestadora (CSP) para ligações de longa distância.

Está em andamento um projeto piloto na Embratel e Telemar para testar o sistema com alguns tipos de chamada. A conclusão é prevista para agosto.

Depois de aprovado, o projeto será ampliado para as demais operadoras, com um escopo completo de prevenção de fraudes. As teles deverão decidir ainda neste ano sobre a implantação do sistema. A ABR Telecom recentemente passou a representar também as teles fixas.

As informações são de pessoas ligadas ao projeto, mas oficialmente ninguém quis falar sobre o assunto. Os testes foram apresentados como uma degustação para as teles fixas, com o sistema antifraude das celulares, para que observem como um sistema integrado pode reduzir o número de fraudes mediante um pequeno investimento – R$ 500 mil no teste piloto.

Um ponto considerado importante no combate mais efetivo à fraude é a qualidade da informação, por meio da identificação do cliente. Isto pode reduzir, por exemplo, o golpe conhecido como "CSP surfing": o fraudador fica surfando de uma operadora para outra e não paga, pois usa os diferentes códigos de seleção de prestadora. O cadastro de pessoa física (CPF) considerado "ruim", ou inadimplente, fará parte de um banco de dados.

As chamadas para "países suspeitos" – onde há concentração de terroristas, contrabandistas e traficantes – serão monitoradas com acuidade, pois os envolvidos no projeto consideram que há 90% de chance de que essas ligações sejam fraudulentas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.