O Banco do Brasil lançou nesta segunda-feira, 18, o primeiro cartão multibandeira, multifunções e totalmente customizado para o ambiente de comércio eletrônico. O Ourocard-e é um cartão "espelho" do cartão principal do cliente, gerado de forma virtual e instantânea. Atualmente, para comprar na internet ou por telefone com o cartão de crédito, o cliente precisa informar dados de segurança do seu cartão físico, como número, data de validade e código de segurança do mesmo cartão principal que o cliente utiliza no seu dia-a-dia. Com o Ourocard-e tudo isso muda.
O cliente poderá criar virtualmente cartões de crédito totalmente customizados conforme as suas necessidades e características desejadas, tais como uma data de validade e a alocação de um limite de crédito destinado exclusivamente para essas compras em sites ou centrais de atendimento telefônico. O Ourocard-e ainda permite que o cliente estabeleça quantidade máxima de transações por cartão, definição de um valor teto para cada transação e a possibilidade de uso também no exterior. Nas compras em sites de e-commerce ou por telefone (de passagens aéreas, livros ou CDs, por exemplo) o cliente informará apenas os dados do cartão virtual e todo o controle ficará por conta do banco.
Além da conveniência e segurança, outro fator que agrega valor ao serviço é o de possibilitar ao cliente o controle de suas compras por tipo de estabelecimento, podendo ser gerados quantos cartões virtuais desejar e com qualquer codinome ou apelido que facilite esse controle. Por exemplo: cartão "Livros", para compras em livrarias; "Passagens aéreas", para compras em empresas de transporte aéreo; dentre outras possibilidades. Por ser um cartão "espelho*" do cartão principal do cliente, as compras realizadas pela nova ferramenta continuarão sendo lançadas na fatura do cartão de crédito principal, na mesma data de vencimento que o cliente já está acostumado, além de contar com os mesmos benefícios e pontuação do programa Ponto pra Você.
"O Banco do Brasil é um dos primeiros grandes bancos no mundo a desenvolver tecnologia própria de cartões virtuais de uma forma tão completa. Solução esta que levará mais inovação, comodidade e segurança aos nossos clientes", afirma o vice-presidente de tecnologia do BB, Geraldo Dezena. O executivo diz ainda que "nos últimos anos, o BB tem dedicado atenção especial no desenvolvimento de soluções inovadoras para incentivar que seus produtos e serviços também migrem para o ambiente virtual. Essa estratégia sempre tem como premissas principais o incremento nos negócios e a melhoria da experiência dos nossos clientes".
Para Raul Moreira, diretor de cartões do BB, "a plataforma Ourocard Ecommerce será mais uma novidade e um diferencial do banco junto a um segmento de negócios que cresce a taxas médias de 30% ao ano, como é o caso do comércio eletrônico. Essas compras também já representam 13% do volume total movimentado pelos clientes do banco em suas compras com cartões de crédito – volume que aumenta sistematicamente, ano após ano". "A virtualização dos cartões será uma tendência natural frente a todo o processo de evolução da tecnologia e o cartão virtual Ourocard-e é mais uma das nossas ações que fortalece uma filosofia em nossa estratégia de posicionamento que é o "CartãoPraTudo". Uma nova maneira de vermos e pensarmos o cartão do futuro", completa Moreira.
Cartões de débito também poderão ser utilizados no comércio eletrônico. Além da evolução na forma de utilização dos cartões de crédito, o Banco do Brasil encontra-se prono para disponibilizar aos seus clientes as alternativas para que as compras no e-commerce também possam ser realizadas por meio de cartões de débito. Essa é mais uma das novidades das soluções disponíveis na nova plataforma do BB, que proporciona aos clientes a possibilidade de autenticação diretamente na solução de autoatendimento BB pela Internet no momento da compra em sites e-commerce via cartões de débito.
Carteira eletrônica
Em paralelo, conforme já anunciado anteriormente, o BB também estará implantando ainda neste ano mais uma opção de compra segura na internet para uso por parte dos seus clientes. É a Stelo. Que passará a ofertar, também por meio da plataforma Ourocard E-commerce, uma solução completa de carteira eletrônica. A Stelo, por ser uma nova empresa da Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS), aguarda ainda aprovação dos reguladores para entrar em operação. Com a nova estratégia de atuação no comércio virtual, Banco do Brasil tem como foco principal um mercado estimado em R$ 70 bilhões neste ano e de R$ 270 bilhões em 2019.
Com base no ritmo de crescimento do uso dos cartões Ourocard em compras virtuais feitas por clientes pessoas físicas e jurídicas, o BB estima que o mercado de comércio eletrônico no varejo deverá fechar o ano com um volume aproximado entre R$ 65 bilhões a R$ 70 bilhões. Assim, as soluções de meios de pagamento na internet do Banco do Brasil pretendem atender a um mercado que já cresceu fortemente nos últimos anos e que deverá ultrapassar o patamar de R$ 190 bilhões em 2019. O BB almeja alcançar pelo menos 30% de participação nesse mercado.