Pesquisa da AVG revela riscos no uso para smartphones e notebooks

0

As festas de final de ano não são só momentos de lazer, mas também o período onde as  pessoas estão mais propensas a perder seus dispositivos móveis. No estudo denominado Lost in Transit (Perdido no Trajeto) a AVG – fabricante de softwares de segurança para computadores – chegou a conclusões alarmantes: 17% dos notebooks e 38% dos celulares são perdidos na rota da viagem e 88% dos equipamentos perdidos ou roubados nunca são recuperados.
Para a consolidação dos dados, foram entrevistados cinco mil usuários em diversos países –  Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Japão, Austrália, Nova Zelândia, Espanha e Itália – para determinar quais equipamentos foram roubados ou perdidos no último ano. A partir do resultado, a AVG aconselhou os consumidores a tomar precauções para proteger seus gadgets durante as festas.
“É um período alegre do ano e as pessoas não querem ter de lidar com a perda de um smartphone ou tablete nessa época, especialmente porque os aparelhos podem conter informações pessoais importantes”, comenta JR Smith, CEO da AVG. “Nós criamos uma ligação muito forte e íntima com nossos dispositivos móveis porque nos fazem sentir mais próximos das coisas que apreciamos. De certa forma, essa tecnologia permite que levemos nossa vida conosco para qualquer lugar, assim como nossos entes queridos, músicas, trabalho e paixões. Então, não surpreende o fato de sermos tomados por uma enorme sensação de perda quando nossos aparelhos repentinamente se vão”, diz Smith.
Com base na pesquisa, a AVG criou uma lista de dicas para ajudar na segurança dos dispositivos móveis durante as festas de final de ano e no decorrer dos dias.

1. Leve seu equipamento em um local onde você possa checá-lo e seu desaparecimento seria rapidamente notado. Tanto em casos de perda como de roubo, a chave para a prevenção é a atenção. Durante a pesquisa, 62% das pessoas afirmaram que estavam distraídas ou ocupadas no momento em que seu notebook ou smartphone desapareceu. O que fazer? Estabeleça um local específico (como o bolso de uma jaqueta) para guardar. Coloque o aparelho sempre no mesmo lugar, mesmo quando estiver em casa ou no escritório, até que se torne uma rotina e assim será facilmente localizado. O mais importante é que os consumidores devem estar sempre alertas, prestando atenção no entorno durante a viagem, tanto num deslocamento diário quanto na segurança do aeroporto.


2.  Use senha! De acordo com a pesquisa, 42% dos smartphones perdidos não estavam protegidos por senhas, dando fácil acesso a todas as informações pessoais do consumidor. Sem exceção, senhas devem ser obrigatórias em smartphones, notebooks, tablets ou qualquer outro dispositivo móvel com arquivos importantes.


3. Faça seguro. Consumidores podem “salvar suas vidas” colocando seguro em seus gadgets. A maior parte dos fabricantes e provedores oferece métodos para reposição de equipamentos roubados, mediante pagamento de taxa, garantindo maior tranquilidade.


A AVG também indica os consumidores a baixar o software especialmente desenvolvido para combater os riscos de segurança relacionados ao uso da tecnologia móvel. Por exemplo, o AVG Mobilation’s Free é fácil de baixar e oferece soluções como o Phone Locator, que utiliza o Google Maps para localizar o telefone perdido ou roubado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.