Virtualização para ambiente SAP: a hora é esta

0

Hoje é muito comum os departamentos de TI das empresas gerenciarem até dez ou mais sistemas SAP produtivos, cada um com seus próprios servidores e storages, com o objetivo de atender aos ambientes de produção, recuperação de desastres, backup, qualidade, treinamento, desenvolvimento e sandbox. No entanto, esses ambientes estão cada vez mais federados, ou seja, compostos de várias soluções SAP (ERP, CRM, SCM, BI, dentre outros), e têm requerimentos cada vez mais rígidos em termos de performance, continuidade de negócios, backup e recuperação de dados.
Assim, os departamentos de TI, em especial os times responsáveis pela administração dos ambientes SAP, enfrentam desafios diários para manter seu ambiente operacional e atender aos acordos de nível de serviços (SLAs) definidos. Produtos em fase final do ciclo de suporte, necessidade de implantação de novas funcionalidades ou mesmo upgrade para versões mais recentes são requisitos que tornam esse desafio ainda maior.
Nesse cenário, é crescente a busca por novas formas de solucionar problemas de desempenho e capacidade, além da redução do tempo de indisponibilidade dos ambientes ao mínimo possível. Em resumo, as organizações estão buscando formas mais adequadas, eficientes e econômicas de gerenciar seus ambientes SAP no decorrer de seu ciclo de vida – implantação, migrações, consolidações, upgrades e manutenções recorrentes.
Nesse sentido, a virtualização permite responder a esses desafios, otimizando e flexibilizando o ambiente de TI por meio da quebra do paradigma "uma aplicação em um servidor". Mas virtualizar ambientes tão críticos para o negócio como o SAP, não é muito arriscado?
Vamos aos fatos:
• Tecnologias de virtualização, como as da VMware, por exemplo, existem há mais de uma década;
• Hoje várias empresas ao redor do mundo fazem uso da virtualização para suportar sistemas produtivos;
• A adoção da virtualização começou tímida, por sistemas periféricos (servidores de arquivo, por exemplo) e hoje é utilizada nos sistemas "core" de grandes organizações;
• A plataforma VMware é suportada, pela própria SAP, para uso em ambientes produtivos desde 2007;
• É comum encontrar ambientes virtualizados com índice de disponibilidade na ordem 99,99%.
Mas quais são os benefícios? Vários. O uso da virtualização permite reduzir custos de TI e traz agilidade para atender às necessidades de negócio. A consolidação típica (relação servidores físicos/servidores virtuais) encontra-se na casa de 5 por 1, atingindo 10 por 1 em casos específicos. A utilização média de CPU pode saltar de meros 15% no ambiente físico para ótimos 70% no ambiente virtualizado. Claramente obtêm-se melhor retorno sobre o investimento em infraestrutura. A economia alcançada chega a atingir 40%.
Características como balanceamento dinâmico de carga (sem interrupção e reinicialização dos aplicativos SAP) e a facilidade de aumentar a capacidade computacional sob demanda trazem uma flexibilidade sem precedentes para ambientes SAP. E o cenário melhora quando levamos em conta as facilidades de garantia da continuidade dos negócios e a fácil recuperação de desastres que a virtualização proporciona.
Projetos de implantação e upgrades de sistemas SAP também são beneficiados pelo provisionamento rápido e seguro de ambientes para desenvolvimento, testes/homologação e treinamento. Existem registros de empresas que puderam realizar 100% mais ciclos de testes e que ainda assim tiveram redução na ordem de 30% na duração de upgrades e 20% no tempo de desenvolvimento/implantação.
Ainda cético? Bem, muitas empresas já vêm obtendo vantagens competitivas virtualizando seus ambientes SAP produtivos. Produção? Não. Prefiro não dar esse passo nesse momento. Ainda assim é possível tirar proveito da maturidade, confiabilidade e redução de custos que a virtualização traz. Lembre-se que cada ambiente SAP produtivo é suportado por vários ambientes acessórios: sandbox, desenvolvimento, qualidade, treinamento, solution manager. Por que não virtualizá-los? Essa é uma boa forma de ganhar experiência com a tecnologia. Mas pode estar certo: não demorará muito e seu ambiente SAP (produtivo) rodará em uma plataforma virtualizada. E isso acontecerá mais rápido do que você imagina.

Marcelo Sales é gerente da prática soluções SAP da Kaizen e possui mais de 15 anos de experiência no mercado de aplicações corporativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.