Barracuda concentra foco em grandes companhias na AL e estuda abrir fábrica no Brasil

0

A Barracuda Networks, fabricante de gateways, software e appliances de segurança, anunciou nesta sexta-feira, 27, uma nova estratégia para o crescimento na América Latina que visa concentar o foco em grandes companhias. Com grande penetração no segmento de pequenas e médias empresa, a empresa americana vai investir no treinamento de canais na região e, além de prospectar clientes, está avaliando o cenário nacional para contratações e investimentos.

De acordo com o diretor geral da Barracuda no Brasil, Daylton Monteiro, a empresa tem hoje 35 revendas no país. Deste total, 22 estão credenciadas para oferecer serviços a empresas de grande porte. A NEC, por exemplo, irá gerenciar a implantação do sistema de segurança da Barracuda no Tribunal de Contas da União (TCU) nos próximos meses. "Pesquisas apontam que US$ 900 milhões serão investidos em sistemas de segurança no Brasil neste ano, o que mostra a força do nosso mercado", comemora Monteiro.

O vice-presidente sênior de vendas da Barracuda, Michael Hughes, explica que hoje o mercado internacional responde por cerca de 35% dos negócios globais da companhia. "A Barracuda cresce de 30% a 40% ao ano e esperamos um aumento de 40% a 60% nos mercados fora dos Estados Unidos, em especial a América Latina e Ásia", explica. Segundo o executivo, a Europa deve ficar fora dessa projeção por se tratar de um mercado maduro, com natural desaceleração.

A estratégia para atingir as grandes companhias latino-americanas começa com uma série de aquisições nos últimos oito anos, que ampliaram o portfólio da Barracuda de três para 12 produtos complementares. Além da base de canais e revendas, Hughes aposta no contato direto das equipes de suporte com o cliente por meio do call center. Com subsidiárias nos Estados Unidos, Áustria e Índia, a Barracuda, porém, não oferece suporte em português e não há previsão para criação dessa unidade local. "No Brasil, estamos estudando a criação de uma unidade de fabricação de equipamentos, principalmente pelas desonerações fiscais oferecidas pelo governo", diz o executivo.

Empresa de capital fechado, a Barracuda não descarta realizar uma oferta pública inicial de ações (IPO), rumor que circulou na imprensa internacional nas últimas semanas. Mesmo assim, Hughes é cauteloso ao comentar a questão. "Empresas abrem capital para conseguir dinheiro. Nossa receita e lucratividade só aumentam, por isso, não vejo o IPO como uma necessidade imediata. Vemos um bom momento para as companhias de tecnologia negociarem suas ações, chegamos a um nível de receita apropriado, mas é algo que precisamos avaliar com muito cuidado", disse o executivo. O faturamento anual da Barracuda é de US$ 250 milhões, provenientes da carteira de 120 mil clientes que tem espalhados pelo mundo, 900 deles no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.